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Entrevista

Presidente da Fercomércio faz projeção para a economia do segundo semestre de 2022

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
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(Foto: RTC/Divulgação)

Depois de dois anos pandêmicos, o futuro econômico preocupa os paraibanos. A notícia boa é que a expectativa é de retomada do crescimento no comércio e serviços. A jornalista Karine Tenório entrevistou o presidente da Fecomércio - PB, Marconi Medeiros, que falou das expectativas para o setor. Confira:

1. Quais são as perspectivas para o segundo semestre?

M.M: Para falar de perspectiva, temos que falar como foi o primeiro semestre. O primeiro semestre depois de toda essa tempestade de pandemia e de todas as dificuldades que tiveram; o comércio, os serviços, o turismo têm se recuperado de uma forma mais do que esperado e o que a gente vê agora em 2022 é que esse será o melhor semestre. Teremos melhores números no crescimento das vendas, crescimento dos atendimentos a sociedade, do crescimento da oferta de emprego. Hoje o saldo de empregos ativos são bem maiores do que em anos anteriores. E eu tenho certeza que será um ano que teremos ainda dificuldades, mas também muito sucesso.

2. Precisamos falar de aprendizado: o quanto que os comerciantes, os empreendedores paraibanos foram resilientes e aprenderam a lidar com esse cenário de adversidade. O que eles precisam focar agora?

MM: Nós devemos trabalhar, nós devemos produzir e nós temos que atender aos anseios da sociedade. Se você dentro de uma empresa, quer seja do terceiro setor como o nosso, ou da indústria ou da agricultura e da pecuária, sempre temos que estar à disposição da sociedade e não o contrário. Nós temos que procurar ter produtos de melhor qualidade, de maior durabilidade e com o melhor preço. Isso é o que nos faz crescer. Com muito foco sempre em atender bem a sociedade paraibana.

3. Qual a importância de investir no colaborador?

MM: Nós temos que está de olho na capacitação, no preparo e no treinamento para que ele possa junto com o empresariado atender bem. Nós temos que ter bons garçons, bons vendedores, boas camareiras, bons ajudantes, bons motoristas. Todos têm que prestar um serviço de excelência.

4. Neste momento, como está o Sesc e o Senac?

MM: É importante dizer que o comércio hoje mantêm duas instituições: O Sesc que se preocupa com a qualidade de vida dos nossos trabalhadores; e o Senac é de formação profissional se preocupa com a capacitação, o treinamento e até com a requalificação dos trabalhadores. Esse é o nosso maior presente para quem nos auxiliam, para os nossos colaboradores. Só podemos vencer se os nossos trabalhadores estiverem prontos e preparados para atender aos anseios da sociedade paraibana.

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