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Conheça a importância do feedback para as equipes de trabalho

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
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(Foto: RTC/Divulgação)

Para desenvolver profissionais e contribuir para o crescimento da empresa, o feedback é uma ferramenta que vem ganhando destaque, isso porque, quando um profissional reconhece seus pontos fracos e fortes ele pode melhorar sua produtividade, foco e consequentemente as entregas que faz. A Energisa é a companhia de energia elétrica que abastece a Paraíba. São quase 2300 colaboradores com 65 supervisores, 30 coordenadores e 9 gerentes.

Por isso, o famoso feedback precisa acontecer, mas da maneira correta. É isso que acontece na Energisa, uma avaliação em 360º: “Uma vez por ano a gente tem a avaliação formal de desempenho, onde o líder avalia, o liderado se autoavalia e avalia também o seu líder e dependendo do nível de cargo ele avalia seu par. A gente chama de avaliação 360º e nesse momento o RH entra com todo o arcabouço de informações, de práticas, de desenvolvimento, para que esse feedback aconteça da melhor maneira possível com dados e fatos,” explica a consultora de RH Business Partner, Adelene Dias Ribeiro.

Lucca Mendonça chegou como estagiário e agora está no topo da função. Ele recebeu várias medalhas ao longo da sua trajetória profissional, um exemplo de feedback que ele recebeu na empresa.“Ao longo dos anos, eu recebi alguns reconhecimentos. Nós temos uma medalhinha que se chama “Pin” e alguns gestores já me deram esse “Pin” como melhor desempenho. É muito gratificante para mim ter feito essas melhorias no nosso processo e ter atingido esse nível desse cargo que estou hoje,”conta orgulhoso o técnico de transmissão.

Joênio Cândido é técnico de operação e passa o dia em contato com os clientes e também com as equipes na rua. Tomar decisões e escolher a palavra certa é fundamental para o trabalho dele. “O cliente é a razão da gente existir, então a gente escuta o cliente com paciência porque nós também somos consumidores e clientes da empresa que nós prestamos serviço. Então a gente se coloca no lugar dele e sente a angústia dele e tenta traduzir da melhor forma possível e priorizá-lo sempre. Já a equipe é uma jogadora no campo como a gente. Ninguém vence o jogo sozinho, é o time que faz o gol.”

Construir bons feedbacks é apenas uma das ações que a Energisa promove para criar um bom ambiente de trabalho. E as estratégias têm dado certo, o selo GPTW veio para ficar. “Não se faz uma ação hoje só para conquistar o ranking GPTW, por exemplo. E amanhã esquece e não faz mais. Então todas as ações são com consistência. O objetivo da empresa com o GPTW é ouvir as pessoas e cada ano melhorar o que precisa ser melhorado. O prêmio em si é visto como consequência. Entrar no ranking é uma consequência do objetivo de lidar com as pessoas, de trazer a cada momento, a cada ano, uma maior qualidade de vida, um maior equilíbrio entre trabalho e a vida pessoa. A empresa está sempre antenada para que a saúde física e emocional das pessoas que trabalhem aqui seja a mais saudável possível. Essas práticas entram para ficar,” conclui Adelene.

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