TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Infecção

O que é 'fungo negro'? Conheça causa e sintomas da doença

Segundo especialistas, a mucormicose possui letalidade de aproximadamente 50%

Por Juliana Alves Publicado em
Whats App Image 2021 06 07 at 15 29 36
(Imagem: Reprodução)

Nos últimos dias, mortes de pessoas por 'fungo negro' têm se tornado uma preocupação para autoridades de saúde e para a população em geral em alguns países pelo mundo e no Brasil. Na Paraíba, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou que dois casos suspeitos de fungo negro estão em investigação no Estado. No País, de acordo com informação, foram notificados 29 casos de mucormicose em 2021.

Pesquisadores estudam a relação da infecção por fungo negro com pessoas que tiveram a Covid-19.

Segundo a SES da Paraíba, a infecção pelo fungo negro é definida como mucormicose, "uma doença causada por fungos da ordem Mocurales. Assim como outros fungos potencialmente inalatórios, afeta comumente pacientes com o sistema imunológico debilitado, podendo acometer nariz e outras mucosas".

Os sintomas, de acordo com a Secretaria de Saúde, variam de acordo com a localização da infecção. "Nos pulmões, pode haver tosse expectoração e falta de ar. Na face e nos olhos, pode ocorrer vermelhidão intensa e inchaço".

Segundo especialistas, a mucormicose possui letalidade de aproximadamente 50%.

Fungo Negro na Paraíba

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, dois casos suspeitos de mucormicose foram notifcados na Paraíba. O primeiro caso um é de uma mulher adulta, residente no município de Areia Baraúna. A paciente estava aos cuidados do Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa e foi a óbito no dia 13 de maio de 2021. O outro caso é de um homem de 38 anos, residente em João Pessoa, e já está curado. Ambos tiveram Covid-19 anteriormente.

Especialistas trabalham para identificar relação entre morte por fungo e Covid-19, explica governador

Paraíba tem dois casos suspeitos de fungo negro


Relacionadas