TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Ministério Público da PB

Delegada e escrivão são presos durante operação "Cara de Pau"

A operação cumpre dois mandados de prisão e três de busca e apreensão

Por Juliana Alves Publicado em
Gaeco colete
(Reprodução/Internet)

Uma delegada e um escrivão foram presos nesta quinta-feira (22) durante uma operação do Ministério Público da Paraíba (MPPB). A operação, nomeada de 'Cara de Pau', tem o objetivo de cumprir dois mandados de prisão e três de busca e apreensão determinados contra uma delegada e um escrivão da Polícia Civil do Estado da Paraíba.

Em nota, o Ministério Público da Paraíba disse que a operação envolve o Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) e o Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial (Ncap).

De acordo com o MPPB, informações preliminares repassadas pelo promotor que coordena o Ncap, Guilherme Lemos, afirmam que a denúncia foi feita por um servidor público federal de que estava sendo extorquido pelos dois investigados.

A delegada e o escrivão estariam exigindo dinheiro para beneficiar o servidor público em um procedimento policial que apurava um ato cometido pelo ele. Os dois investigados exigiram do servidor R$ 5 mil. Segundo o MPPB, a metade foi paga e, com autorização judicial, o Ncap e o Gaeco monitoraram o segundo pagamento, prendendo os acusados em flagrante.

Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos, sendo um na Delegacia de Polícia Civil de Alagoa Grande e dois nas residências dos acusados, em João Pessoa. Os dois investigados foram presos e conduzidos para a Central de Polícia em Guarabira, onde aguardarão a audiência de custódia.

O nome da operação “Cara de Pau” foi em alusão ao atrevimento dos dois acusados de cometerem um ato de concussão dentro de uma delegacia, achando que não responderiam pela conduta. Segundo o MPPB, os dois estão sendo acusados pelo crime de concussão, que se dá quando um agente público tenta conseguir vantagens indevidas.

Leia a íntegra da nota:

"O Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) e o Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial (Ncap), órgãos do Ministério Público da Paraíba, deflagraram, nesta quinta-feira (22/04), a Operação Cara de Pau’. A finalidade é cumprir dois mandados de prisão e três de busca e apreensão, contra uma delegada e um escrivão da Polícia Civil do Estado da Paraíba. Eles são investigados pela prática de concussão"


*Matéria em atualização


Relacionadas