TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
fique atento!

2º dia de provas do Enem é realizado neste domingo (24) na PB; veja dicas

No primeiro domingo de aplicação das provas, 44,9% (72.457) não compareceram aos locais de prova.

Por Gracielle Araujo Publicado em
Lyceu paraibano
(Foto: Divulgação/Governo da Paraíba)

Neste domingo (24), estudantes de todo o país fazem a segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Eles terão cinco horas para resolver questões de matemática e de ciências da natureza. Encerrada a aplicação do Enem impresso, o gabarito das provas objetivas deverá ser divulgado até dia 27 e, as notas finais, no dia 29 de março. Na Paraíba, 161.506 candidatos irão fazer as provas.

No primeiro domingo de aplicação das provas, 44,9% (72.457) não compareceram aos locais de prova. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicou os testes em 6.282 salas de 55 municípios paraibanos. O índice de faltosos no estado está abaixo do número nacional, conforme o Ministério da Educação. No Brasil, a abstenção atingiu o recorde de 51,5% e o ministro Milton Ribeiro culpou o 'medo de contaminação'. De acordo com o Inep, quem faltou no primeiro dia, pode comparecer e realizar as provas do segundo dia de provas.

Os portões dos locais de aplicação serão abertos mais cedo, às 11h30 (horário de Brasília). Assim, o participante terá até 1 hora e 30 minutos para acessar o local de prova. Essa é uma das medidas de segurança adotadas pelo Inep em decorrência da pandemia de Covid-19 para garantir uma aplicação segura.

No dia da prova, a única caneta aceita para preencher o cartão-resposta é a esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Por conta da pandemia da Covid-19, além das exigências das outras edições, será obrigatório o uso de máscara facial. Clique aqui e veja o que pode levar no dia da prova.

Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda que o participante leve o Cartão de Confirmação de Inscrição nos dias de aplicação. O documento contém número de inscrição, data, hora e local do exame e registra que o inscrito deve contar com determinado atendimento especializado, assim como tratamento pelo nome social, caso essas solicitações tenham sido feitas e aprovadas. O documento está disponível na Página do Participante.

Participantes que estiverem com sintomas de covid-19 ou de outra doença infectocontagiosa não devem comparecer ao exame, mesmo que tenham participado do primeiro dia de aplicação. A medida é necessária para que o vírus não se espalhe e mais pessoas sejam contaminadas. Nesses casos, os candidatos poderão fazer a prova na data da reaplicação, nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Enem 2020 

O Enem 2020 terá uma versão impressa, que começou a ser aplicada no último domingo (17) e segue neste domingo, e uma digital, realizada de forma piloto para 96 mil candidatos, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. 

Leia também:

+ Avaliação aponta que 90% da cidades da Paraíba estão na bandeira amarela; entenda o por quê

+ Três amazonenses com Covid-19 transferidos à Paraíba recebem alta neste sábado (23)

+ Vídeo: homem é executado com quase sete tiros durante caminhada


Relacionadas