TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
neste domingo (17)

Veja o que pode e o que não pode levar para as provas do Enem

O Enem será aplicado em todo o território nacional, com exceção do Amazonas

Por Gracielle Araujo Publicado em
Enem 3 N1h3 Ud Mzk Eg
(Foto: Reprodução/Internet)

Mais de 5,7 milhões de candidatos fazem as provas impressas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) neste domingo (17). O Enem será aplicado em todo o território nacional, com exceção do Amazonas, em razão da calamidade provocada pela pandemia da Covid-19.

Este ano, por causa da pandemia, os estudantes terão que seguir uma série de regras. Para fazer o exame alguns itens são obrigatórios.

O que pode levar:

- Documento oficial de identificação com foto e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

- a máscara de proteção facial. É recomendado que os participantes levem máscaras extras para trocar durante a prova.

- É permitido que os participantes levem seu próprio produto caso desejem.

- Os candidatos podem levar lanche e água e/ou outras bebidas.

O que não pode:

- Entrar na sala de aula sem máscara de proteção.

- Utilização de equipamentos eletrônicos é proibida. Se levar algum aparelho, terá que guardar em envelope porta-objetos.

- O candidato não deve portar, fora do envelope fornecido, após entrar no local de prova, os objetos: declaração de comparecimento; óculos escuros e artigos de clapelaria (boné, chape, viseira ou similares); caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, manuais, impressos ou anotações;

- Entrar após o fechamento dos portões, que é às 13h (horário de Brasília).

- bebidas alcoólicas não são permitidas e podem levar à eliminação do candidato.

Candidatos diagnosticados com a Covid-19

Caso tenham sido diagnosticados com Covid-19 ou apresentem sintomas da doença ou de outras doenças infectocontagiosas, devem comunicar o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) pelo telefone 0800-616161 e não precisam comparecer ao exame. Eles poderão fazer o exame na reaplicação, nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Primeiro dia de prova

Neste domingo, os participantes fazem as provas objetivas de linguagens e ciências humanas, com 45 questões cada, e a prova de redação.

Os portões serão abertos às 11h30. Os estudantes podem entrar no local de prova até as 13h, no horário de Brasília. As provas começam a ser aplicadas às 13h30. Os candidatos terão 5 horas e 30 minutos para resolver as questões. A prova termina às 19h.

O exame continua no próximo domingo, dia 24, quando serão aplicadas as provas de ciências da natureza e de matemática.


Relacionadas