Paraíba

Avaliação aponta que 90% da cidades da Paraíba estão na bandeira amarela; entenda o por quê

Os municípios de Cacimba de Dentro, Mulungu e Tacima são os únicos classificados na bandeira verde

Publicado em 23/01/2021 16:38 Atualizado em 23/01/2021 17:18
logo
Por Redação Portal T5
(Arte: Divulgação/Governo da PB)

O Governo da Paraíba publicou, neste sábado (23), a 17ª avaliação do Plano Novo Normal Paraíba que passa a vigorar a partir desta segunda-feira (25). O documento aponta que 90% das cidades paraibanas (200) estão classificadas na cor amarela, ou seja, devem ter a mobilidade reduzida; 20 municípios devem ter a mobilidade restrita, já que estão classificados em bandeira laranja; e os municípios de Cacimba de Dentro, Mulungu e Tacima são os únicos classificados na bandeira verde, com nível normal de mobilidade. De acordo com a avaliação, não há municípios na bandeira vermelha, que indica mobilidade impedida.

A classificação das bandeiras está relacionada ao funcionamento das diversas atividades dos municípios. Por exemplo, a liberação de abertura de academias.

O secretário executivo de Gestão de Rede de Unidades de Saúde, Daniel Beltrammi, atribui a estabilidade nesta fase da avaliação às medidas preventivas adotadas em dezembro pelo Governo da Paraíba e ratificadas pelos Ministérios Públicos e Poder Judiciário, que "foram capazes de mitigar parte considerável dos efeitos negativos cumulativos das grandes aglomerações que se dariam em função das festividades de final de ano".  

Segundo a avaliação, os números efetivos da reprodução do vírus no Estado têm crescido de maneira estável. Os dados são do Observatório de Síndromes Respiratórias da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Daniel Beltrammi afirma, com base nos dados, que "há riscos reais e sustentados de crescimento persistente dos números de casos, internações hospitalares e óbitos nas próximas duas quinzenas, no Estado da Paraíba". Além disso, o secretário executivo de Saúde alerta sobre os cuidados a serem adotados na temporada de veraneio e carnaval:  "Merecem máximo empenho de todas as paraibanas e paraibanos no sentido de seguirem usando máscaras com frequência, não se aglomerar", pontou.


Leia também:

+ Paraíba receberá 36 mil doses de vacina contra Covid-19 neste domingo (24)

+ Vigilante de supermercado de João Pessoa é alvejado com oito tiros

+ Artesã homenageia profissionais de saúde paraibanos vítimas de Covid-19

Envie sua mensagem para o Portal T5. Adicione nosso número no WhatsApp: (83) 9 9619-2096

Siga o Portal T5 no Facebook, Instagram e Twitter!

icon whatsapp
Receba as últimas notícias de João Pessoa em qualquer lugar. Começar