TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
três mortes

Paraíba acumula quase 6 mil casos prováveis de Dengue desde o início do ano

Foram registrados cinco óbitos, sendo três relacionados à dengue e dois à chikungunya, além de três casos em investigação

Por Carlos Rocha Publicado em
Aedes Aegypti é o mosquito causador da Dengue, Chikungunya e Zika
Paraíba acumula quase 6 mil casos prováveis de Dengue desde o início do ano (Foto: Divulgação/SES-RS)

A Paraíba registrou um aumento significativo nos casos de dengue em 2024, ultrapassando a marca de 5 mil casos prováveis da doença, conforme informações divulgadas nesta sexta-feira (22) pela chefe de um dos núcleos da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB). Três pessoas morreram devido à complicações da doença nos primeiros meses deste ano.

Segundo Carla Jaciara, chefe do núcleo de arboviroses, os números prováveis são baseados nas notificações registradas pela Secretaria de Saúde, que incluem casos de dengue, chikungunya e zika. Houve um crescimento considerável em comparação ao mesmo período do ano anterior, com 5.911 casos prováveis de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Durante entrevista, Carla Jaciara explicou que a classificação de "casos prováveis" engloba notificações que ainda estão sob análise, descartes por critérios clínicos, epidemiológicos ou laboratoriais, e casos ainda em aberto. Ela ressaltou que, até o momento, foram registrados cinco óbitos, sendo três relacionados à dengue e dois à chikungunya, além de três casos em investigação.

Diante desse cenário preocupante, a Secretaria de Saúde afirmou que intensifica a conscientização da população e dos profissionais de saúde sobre a importância da notificação e do tratamento adequado. Carla Jaciara enfatizou a necessidade de buscar assistência médica ao apresentar sintomas como febre, dor de cabeça e abdominal, para evitar complicações que possam levar a óbitos.

A temporada de chuvas, característica desse período do ano, contribui para o acúmulo de água e, consequentemente, para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor das arboviroses. A população foi alertada sobre a importância de eliminar possíveis focos de reprodução do mosquito, como recipientes que acumulam água, e de manter a higiene adequada desses recipientes.

Segundo Carla, a colaboração de todos é fundamental para reduzir a incidência dessas doenças e garantir uma comunidade livre delas. A Secretaria de Saúde reforçou a importância da participação ativa da população e dos profissionais de saúde no controle e prevenção das arboviroses.


Relacionadas