TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
boletim epidemiológico

Paraíba confirma mais uma morte por Chikungunya; vítima é uma criança

A morte ocorreu no Hospital Municipal Infantil Valentina, localizado na Zona Sul de João Pessoa

Por Carlos Rocha Publicado em
Vacinas da dengue chegam ao Brasil
Paraíba confirma mais uma morte por Chikungunya; vítima é uma criança (Foto: Divulgação/Fiocruz)

A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba divulgou, nesta terça-feira (19), uma atualização sobre os casos de mortes por arboviroses no estado. O boletim mais recente confirmou mais uma morte por Chikungunya, dessa vez, uma tragédia envolvendo uma criança de um ano e quatro meses, do sexo feminino. A morte ocorreu no Hospital Municipal Infantil Valentina, localizado na Zona Sul de João Pessoa.

Até o momento, o estado registrou um total de 5.189 casos prováveis de arboviroses, sendo que 40 deles apresentaram sinais de alarme e gravidade. Esses casos estão distribuídos em várias regiões, com destaque para João Pessoa, que concentra a maioria das ocorrências, seguida por outros municípios como Cabaceiras, Cabedelo, Camalaú, Conde, Diamante, Guarabira, Pombal e Sousa.

Entre os casos prováveis, 4.528 são de Dengue, 584 de Chikungunya e 77 de Zika. Além disso, foram confirmados três óbitos por Dengue em diferentes localidades: Camalaú, Conde e Campina Grande. Já em relação à Chikungunya, foram registrados dois óbitos, um em Sapé e outro em João Pessoa, ambos com exames positivos para a doença.

Há também três óbitos em investigação, ocorridos em Caldas Brandão, Cabedelo e Soledade, com sintomas que incluem febre, dispneia, exantema e comorbidades como doença renal crônica e hipertensão.

Os dados entomológicos apontam que, dos 223 municípios que realizaram o levantamento, 166 (74,4%) estão em situação de alerta ou risco, enquanto 57 (25,6%) apresentam uma situação considerada satisfatória.


Relacionadas