TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
dicas

Aprenda como combater o mofo e a umidade de forma prática

Profissionais de obras destacam a importância da manutenção preventiva e dão dicas para combater mofo e umidade

Por Carlos Rocha Publicado em
Aprenda como combater o mofo e umidade de forma prática
Aprenda como combater o mofo e umidade de forma prática (Foto: Flickr / SERVPRO North Shasta / CreativeCommons)

Com a chegada do período de diminuição das chuvas, profissionais de obras têm priorizado a realização de serviços de impermeabilização e pequenos reparos. De acordo com levantamento realizado pelo blog da Juntos Somos Mais, 36,9% desses trabalhadores preferem aproveitar essa época para concluir esses serviços com sucesso. A manutenção preventiva é essencial para evitar problemas como infiltrações, goteiras e umidade nos cômodos, que podem causar estragos na pintura, nos móveis e no piso das residências.

O direcionamento dos esforços para as áreas externas também é fundamental, especialmente após as chuvas mais intensas. O Home Center Ferreira Costa compartilhou algumas dicas para os cuidados com telhados e paredes que podem ser realizados nesse período.

No caso dos telhados, é importante verificar periodicamente a existência de telhas quebradas ou mal encaixadas, além de manter as calhas sempre limpas. A impermeabilização de lajes também é recomendada, devendo ser realizada com materiais apropriados para essas áreas.

Para as paredes e muros, o uso de tintas emborrachadas, que são acrílicas e apresentam maior elasticidade e flexibilidade. Essas tintas são capazes de acompanhar pequenas dilatações causadas pela variação de temperatura em paredes de alvenaria. A tinta emborrachada cria uma película elástica, proporcionando resistência a intempéries como chuva e sol, além de durabilidade em relação à umidade e maresia. Ela também facilita a limpeza e protege contra manchas e mofo. Além disso, possui efeito de isolante térmico e sonoro, contribuindo para controlar a temperatura e reduzir o ruído. A camada mais grossa dessa tinta também ajuda a corrigir imperfeições, como fissuras e desgastes nas paredes, renovando a aparência do imóvel.

Quando já há a presença de infiltração, é essencial identificar a origem do problema, que pode estar relacionada a um revestimento mal feito, vedação inadequada de portas ou janelas, tubulações com vazamentos, entre outras causas. Nesses casos, é importante contar com a ajuda de um profissional para realizar um tratamento adequado, que inclui a impermeabilização externa e interna. A manta asfáltica é um material indicado para a impermeabilização interna, sendo feita de asfalto e impermeável.

A presença de mofo em ambientes úmidos pode ser um problema sério para a saúde e também causa danos à pintura e ao revestimento das paredes. Outra dica é a utilização de água sanitária ou água oxigenada para limpeza das paredes afetadas. Tintas antimofo também são recomendadas, pois possuem em sua composição bactericidas e fungicidas, evitando a formação de mofo e bolor.

Com a chegada do período de diminuição das chuvas, é o momento ideal para realizar essas pequenas reformas e evitar dores de cabeça futuras. O Home Center Ferreira Costa disponibiliza uma playlist para auxiliar na escolha dos produtos necessários para combater mofo e umidade, facilitando a vida dos consumidores e proporcionando maior praticidade na hora da compra.

Leia também:


Relacionadas