TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
chega mais

Apresentador do SBT descobre nódulo na tireoide durante programa ao vivo

O momento da descoberta foi transmitido ao vivo, deixando a equipe do programa e os telespectadores surpresos com a revelação

Por Carlos Rocha Publicado em
Chega mais sbt ultrassom
Apresentador do SBT descobre nódulo na tireoide durante programa ao vivo (Foto: Reprodução/ SBT)

Na manhã desta sexta-feira, dia 22, durante a transmissão do novo programa "Chega Mais" no SBT, o apresentador Paulo Mathias teve uma surpresa inesperada.

O tema do programa era o câncer na tireoide, e Paulo decidiu voluntariar-se para passar por um ultrassom ao vivo, a fim de mostrar aos telespectadores como o procedimento é realizado. Contudo, durante o exame, foi descoberto um nódulo na tireoide do apresentador.

"Eu encontrei aqui um 'nodulozinho' nele, não se preocupe, Paulo", afirmou Rahal, o médico responsável pelo procedimento. O momento da descoberta foi transmitido ao vivo, deixando a equipe do programa e os telespectadores surpresos com a revelação.

O Que São Nódulos na Tireoide?

A tireoide é uma glândula localizada na parte inferior da parte frontal do pescoço, responsável pela produção de hormônios que regulam funções importantes do organismo. Os nódulos na tireoide são formações anormais que podem surgir em sua estrutura.

Segundo a Dra. Carolina Ferraz, endocrinologista, a maioria dos nódulos é benigna, com apenas 5% a 10% sendo malignos. Portanto, é essencial consultar um especialista em caso de detecção de nódulos ou sintomas relacionados.

Quando é Preciso Tratar?

Nódulos benignos menores e assintomáticos geralmente são acompanhados regularmente para monitorar seu crescimento. A intervenção terapêutica torna-se necessária em casos específicos, como nódulos malignos, nódulos grandes causando desconforto ou alterações estéticas, ou em casos de hiperfuncionamento da tireoide.

Inovação no Tratamento

Uma nova técnica, a radioablação, permite reduzir em cerca de 80% o tamanho e o volume de nódulos tireoidianos benignos. Esse procedimento minimamente invasivo é realizado por radiofrequência e preserva a função da glândula, trazendo alívio dos sintomas e melhorando a estética.

Fatores de Risco e Sintomas

Os fatores de risco para o desenvolvimento de nódulos na tireoide incluem falta de iodo na alimentação, obesidade, idade, sexo, baixa imunidade e condições autoimunes. Os sintomas podem incluir inchaço no pescoço, dor, dificuldade de engolir e alterações na voz.

Próximos Passos

Frente a sintomas ou sinais suspeitos, é fundamental agendar uma consulta com um especialista para avaliação e realização de exames adequados, como ultrassonografia e punção por agulha fina, se necessário.


Relacionadas