TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
transtorno do espectro autista

Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo: abordagem sobre desafios e direitos

A advogada Patrícia Apolinário, especialista em Direito Médico, foi convidada para discutir a realidade enfrentada por essas famílias

Por Carlos Rocha Publicado em
Lei foi aprovada por unanimidade na ALPB
Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo: abordagem sobre desafios e direitos (Foto: Reprodução/Secom-Tupanciretã)

Na edição desta terça-feira (2) do programa "Com Você", apresentado por Fernandinha Albuquerque na TV Tambaú, foi abordada a trajetória de mudança da vida de muitas famílias em função do autismo, um transtorno que exige não apenas compreensão, mas também o cumprimento dos direitos assegurados por lei no Brasil.

A advogada Patrícia Apolinário, especialista em Direito Médico, foi convidada para discutir a realidade enfrentada por essas famílias e os desafios para garantir a aplicação prática desses direitos no dia a dia. Patrícia ressaltou que, apesar dos avanços legislativos, muitas vezes esses direitos são negligenciados, como evidenciado por casos de clínicas descredenciadas por planos de saúde, deixando famílias em uma constante luta.

O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado em 2 de abril, serve como um lembrete da necessidade contínua de advocacia e inclusão para pessoas com autismo. Fernandinha destacou a importância da Lei Berenice Piana, que busca garantir os direitos das pessoas com autismo e foi inspirada na luta de uma mãe que buscou justiça para seu filho.

Um dos pontos discutidos foi a inclusão escolar, que muitas vezes permanece apenas no campo das ideias, sem efetivação na prática. A complexidade do Transtorno do Espectro Autista (TEA) exige abordagens individualizadas, mas nem sempre as escolas estão preparadas para fornecer o suporte necessário.

Outra questão abordada foi a necessidade de benefícios para famílias de baixa renda, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que pode ser uma ajuda crucial para garantir o acesso a recursos e terapias necessárias.

Patrícia também respondeu a dúvidas dos telespectadores, esclarecendo questões sobre a composição familiar para receber benefícios e destacando a importância de buscar apoio nos centros de assistência social.

Em meio às discussões, ficou claro que a conscientização sobre o autismo não se limita a um único dia, mas é uma jornada contínua de advocacia, educação e inclusão. A luta por direitos e reconhecimento é uma batalha diária para muitas famílias, que contam com a solidariedade e o apoio da sociedade para superar os desafios impostos pelo TEA.


Relacionadas