TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
repasse de informações

João Pessoa é a capital mais transparente do Brasil em ações de combate ao coronavírus

Ranking pontua repasse de informações referentes às contratações emergenciais

Por Redação Publicado em
Corona covid pb joao pessoa santa isabel
Leitos do Hospital Santa Isabel, em João Pessoa Leitos do Hospital Santa Isabel, em João Pessoa Foto: Divulgação/PMJP

Ranking de Transparência no Combate à COVID-19 divulgado nesta quinta-feira (21) mostrou que João Pessoa é a capital do país com maior pontuação no ranking de transparência de informações referentes às contratações emergenciais realizadas por conta do novo coronavírus.

A capital paraibana, com 88,6 pontos, obteve a maior pontuação dentre 26 capitais brasileiras. Seu nível de transparência é classificado como ótimo. Além de João Pessoa, apenas Goiânia obteve essa avaliação e ficou na segunda posição.

Já a Paraíba, entre os estados brasileiros, teve seu nível de transparência avaliado como bom, tendo alcançado a 9ª maior pontuação, com 65,8 pontos.

Atualmente, o estado registrou novo recorde com 538 novos casos de Covid-19 e 11 óbitos confirmados em apenas 24 horas.

O comparativo da Transparência Internacional - Brasil tem objetivo oferecer um instrumento adicional para que a sociedade, a imprensa e os próprios órgãos de controle monitorem as respostas do poder público ante a crise. O ranking também tem como metas estimular o poder público a promover continuamente a transparência de suas ações e reconhecer o bom trabalho realizado por alguns governos estaduais e prefeituras.

A escala do ranking vai de zero a 100 pontos, na qual zero (péssimo) significa que o ente é avaliado como totalmente opaco e 100 (ótimo) indica que ele oferece alto grau de transparência.

Praticamente metade dos estados obteve pontuação classificada como ótima ou boa. A outra metade teve notas que apontaram transparência regular ou ruim. Nenhum estado se enquadrou na categoria "péssimo". Porém, a transparência de dois estados foi considerada ruim: Roraima e o estado mais rico do Brasil, São Paulo.

Boletim

São 5.838 paraibanos infectados pela doença até essa quarta-feira (20), destes, 1.847 pessoas já se recuperaram e 230 mortes foram contabilizadas. A ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) adulto em todo o estado é de 66%. Na Região Metropolitana de João Pessoa, 83% estão ocupados.

saiba mais

Relacionadas