TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
previsão

Fragmentos de foguete chinês podem cair no Brasil; saiba quais as chances

A chance de que caiam em área habitada e possam causar algum tipo de dano em solo é muito pequena, embora não possa ser desprezada

Por Carlos Rocha Publicado em
Longa Marcha 5 B

Desde essa quarta-feira (6), além da final do BBB21 e da lamentável morte de Paulo Gustavo, um assunto que tomou conta da internet foi a reentrada do foguete chinês CZ-5B e fragmentos que podem cair na terra. Há a informação de 1,86% de chances de pedaços do objeto caírem sobre o Brasil, de acordo com cálculo feito pela BRAMON a partir da última previsão de reentrada divulgada na quarta-feira (5).

Segundo os cálculos de Joseph Remis, o foguete deveria reentrar por volta das 02h17 deste domingo (9). Mas como a previsão é feita com muita antecedência, tinha uma margem de erro de mais ou menos 21 horas e, dentro dessa margem, o objeto faria 9 passagens sobre o Brasil.

Novos cálculos divulgados na manhã desta quinta-feira (6) indicam que a reentrada deve ocorrer um pouco mais cedo, à 0h06 de domingo (9), mas com uma margem de erro de 21 horas, o que acrescenta uma passagem a mais sobre a região sul do Brasil e eleva a possibilidade de reentrada sobre o país para 1,92%.

Durante o processo de reentrada, grande parte do foguete deve ser consumido pela atmosfera, restando apenas algumas partes mais resistentes e menores, como os tanques de combustíveis, que caem em velocidade bastante reduzida. A chance de que caiam em área habitada e possam causar algum tipo de dano em solo é muito pequena, embora não possa ser desprezada.

Leia também:

João Pessoa começa a vacinar pessoas de 35 anos ou mais com comorbidades; veja

Bebê de cinco meses morre por asfixia no interior da PB

Ministério Públicos cobram resposta da Prefeitura de João Pessoa sobre Plano de Imunização

Ação conjunta prende dupla suspeita de tráfico na Grande João Pessoa


Relacionadas