TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
pesquisa

91,4% das vítimas de homicídios na Paraíba são negras, aponta Atlas da Violência

Negros paraibanos têm 6,6 mais chances de serem assassinados, conforme pesquisa realizada pelo Ipea.

Por Redação Publicado em
Policia crime homicidio policia militar IPC viatura foto Thamyres Maximo 2
Kewenny Samuel, 19 anos, não resistiu aos ferimentos provocados pelos tiros na noite da última quinta-feira (1º) Kewenny Samuel, 19 anos, não resistiu aos ferimentos provocados pelos tiros na noite da última quinta-feira (1º) Foto: Reprodução/Facebook

Kewenny Samuel da Silva Carneiro, 19 anos, assistia a uma partida de futebol quando foi atingido com um tiro na cabeça e outro no tórax, na última sexta-feira (2), no bairro Alto das Populares, no município de Santa Rita, na Grande João Pessoa.

De acordo com a Polícia Civil, ninguém foi preso e o caso segue sem conclusão.

+ Bandidos invadem supermercado e fazem arrastão em Manaíra

Apesar do crime que tirou a vida de Kewenny Samuel ter acontecido neste ano, o perfil do jovem vítima fatal da criminalidade é recorrente, segundo os dados de 2017, verificados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e divulgados pelo Atlas da Violência de 2019. Na Paraíba morrem mais jovens negros, do sexo masculino.

Em 2017, 1.341 homicídios foram registrados na Paraíba, 33,9 mortes violentas por 100 mil habitantes. Entre as vítimas, o número alarmante de 1.227 eram de pessoas negras, cerca de 91,4%.

+ Ambev abre vagas para trainees com salários de R$ 6.700

O índice de negros mortos no estado é de 46,4 por 100 mil habitantes, maior que a média nacional, de 43,1. O índice de não negros mortos no mesmo período foi de 7,1 (96 pessoas), menor que a média do país, de 16.

Entre os mortos entre 15 e 29 anos, foram anotados 709 crimes, sendo 668 do sexo masculino.

+ Ex-marido invadiu casa pelo telhado antes de matar cabeleireira com tiro na cabeça, na Paraíba

Apesar de serem minoria entre os assassinatos, segundo o estudo, as mulheres negras também são alvos do crime, em comparação com as brancas. No mesmo ano que foram mortas 88 mulheres, apenas 12 não eram negras.

Veja também: Ex-marido invadiu casa pelo telhado antes de matar cabeleireira com tiro na cabeça, na Paraíba


Relacionadas