TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
cobertura 5g

Todas as cidades da Paraíba terão liberação para 5G até maio de 2024

O 5G, sucessor do 4G, é uma tecnologia de quinta geração para redes móveis e de banda larga

Por Carlos Rocha Publicado em
Torres de tecnologia compatíveis com o 5G estão cada vez mais presentes no Brasil
Todas as cidades da Paraíba terão liberação para 5G até maio de 2024 (Foto: Câmara Municipal de Belo Horizonte)

Nesta segunda-feira (18), a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) concedeu autorização para o licenciamento e ativação de estações de tecnologia 5G em mais 395 municípios do Brasil. Com essa medida, o número total de localidades com acesso à tecnologia 5G no país sobe para 3.678, abrangendo aproximadamente 85% da população brasileira.

Embora nenhum desses municípios esteja localizado na Paraíba, foi anunciado que outros grupos de municípios terão suas ativações liberadas em breve. Com essa novidade, estima-se que até o final de maio, toda a Paraíba seja coberta pelo sinal 5G.

O 5G, sucessor do 4G, é uma tecnologia de quinta geração para redes móveis e de banda larga, prometendo velocidades de conexão muito mais rápidas e maior capacidade de transmissão de dados.

É importante destacar que, embora a liberação da faixa de 3,5 GHz não implique em uma instalação imediata, as empresas de telefonia celular têm gradualmente ativado o 5G desde sua implantação no país. João Pessoa, por exemplo, foi uma das pioneiras no Brasil, tendo seu sinal 5G ativado desde julho de 2022.

Essa expansão da cobertura do 5G é vista como um passo significativo para a modernização das comunicações no Brasil, trazendo benefícios não apenas para a conectividade dos cidadãos, mas também para o desenvolvimento econômico e tecnológico do país.


Relacionadas