TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
em 2024

Paraíba registra 383 casos de vírus respiratórios, alerta Secretaria de Saúde

O órgão destaca a importância da vacinação, especialmente contra influenza, que terá início no dia 18 para grupos prioritários

Por Carlos Rocha Publicado em
Anunciado novo concurso com 4,4 mil vagas na Paraíba; saiba mais
Paraíba registra 383 casos de vírus respiratórios, alerta Secretaria de Saúde (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) divulgou, nesta quinta-feira (14), o Boletim Epidemiológico de Vírus Respiratórios, com dados atualizados até 9 de março. Conforme o documento, a Paraíba registra 383 casos, distribuídos em 98 municípios das três macrorregiões de saúde em 2024.

O órgão destaca a importância da vacinação, especialmente contra influenza, que terá início no dia 18 para grupos prioritários. Quanto aos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), foram confirmados 112 casos por exame RT-PCR até a semana epidemiológica 10, entre 3 e 9 de março.

O secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, observa um aumento em relação ao mesmo período do ano anterior, tanto nos casos de hospitalização quanto nos de síndrome gripal. A Influenza A apresenta o maior número de registros.

Bezerra salienta que a vigilância sentinela da síndrome gripal visa identificar os vírus respiratórios circulantes no território. Quanto aos casos hospitalizados de SRAG, o monitoramento objetiva identificar e acompanhar a demanda de casos e a letalidade para avaliar a assistência ofertada e recomendar medidas necessárias. Ele reforça a importância da população estar com as vacinas de Covid-19 em dia e destaca a antecipação da vacinação contra Influenza.

“Há uma tendência de crescimento de casos nos meses de abril e maio, período sazonal dos vírus respiratórios. Por isso a necessidade de manter a população protegida, principalmente as crianças, os idosos e as gestantes que são o grupo de maior vulnerabilidade para hospitalização. Nosso plano de contingência para a influenza já está sendo estruturado, a rede está organizada e estamos nos preparando para esse período de sazonalidade do vírus”, pontua o secretário.

A SES destaca a importância dos cuidados para evitar a transmissão desses vírus, como manter as mãos limpas, realizar etiqueta respiratória e utilizar máscara se estiver com sintomas gripais. Até o momento, não há registro de óbitos por Influenza na Paraíba em 2024.


Relacionadas