TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
pelo samu

Bebê de 17 dias é salvo após engasgar durante amamentação em João Pessoa

O Dr. Francisco Lima, do SAMU, explicou como foi o procedimento para salvar a criança

Por Carlos Rocha Publicado em
Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Bebê de 17 dias é salvo após engasgar durante amamentação em João Pessoa (Foto: PMJP/Arquivo/Divulgação)

Uma história com final feliz emocionou socorristas em João Pessoa. A pequena Alícia, com apenas 17 dias de vida, estava sendo amamentada quando se engasgou. Graças à rápida ação dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a vida da bebê foi salva.

O Dr. Francisco Lima, do SAMU, explicou como foi o procedimento para salvar a criança. Ele destacou que a situação foi tratada como uma emergência respiratória e que a mãe recebeu orientações para realizar manobras de desengasgo, o que foi eficaz para resgatar Alícia com vida.

Segundo o médico, é comum que bebês recém-nascidos se engasguem durante a amamentação. Ele enfatizou a importância de posicionar a criança de forma adequada após a amamentação e de aguardar alguns minutos para garantir o esvaziamento gástrico.

Em caso de engasgo, o Dr. Francisco orientou a ligar para o 192 e seguir as instruções dos profissionais de saúde. Ele explicou as manobras de desengasgo que devem ser realizadas, como colocar o bebê de bruços no antebraço e dar tapinhas nas costas.

O médico ressaltou a importância da rede de apoio, especialmente nos primeiros dias de vida do bebê, pois nem sempre a mãe consegue agir de forma adequada em situações de emergência.


Relacionadas