TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
total de inscritos

Concurso Nacional Unificado tem 2,1 milhões de inscritos confirmados

Resultado final depende da compensação bancária dos pagamentos

Por Carlos Rocha Publicado em
Concurso2022publico
Concurso Nacional Unificado tem 2,1 milhões de inscritos confirmados (Imagem: Reprodução / Redes Sociais)

O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) já contabiliza um total de 2,1 milhões de inscrições confirmadas, em um certame que se consolida como o maior já realizado para o serviço público federal. As informações são do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

O número abrange tanto os candidatos isentos do pagamento de taxas quanto aqueles que já tiveram o pagamento confirmado. No total, 2,65 milhões de pessoas se inscreveram no concurso, restando aproximadamente 550 mil inscrições a serem confirmadas. O prazo para pagamento da taxa encerrou-se na sexta-feira (16), sendo feito por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU).

Segundo o Ministério, os números ainda são parciais, visto que foram obtidos durante o final de semana e algumas compensações bancárias podem levar até dois dias úteis para serem contabilizadas. Até o momento, 1,5 milhão de inscritos efetuaram o pagamento da taxa, enquanto 600 mil tiveram direito à isenção.

A pasta informou, por meio de nota, que após a compensação bancária final dos pagamentos, serão divulgados dados como o balanço final de inscrições confirmadas e o número total de inscritos por bloco temático.

O CPNU, popularmente chamado de "Enem dos Concursos", visa selecionar 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais. A prova, composta por questões objetivas específicas e dissertativas, será realizada no dia 5 de maio em 220 cidades de todas as unidades federativas.

Os inscritos poderão conferir os dados finais no dia 29 de fevereiro, por meio do site da Cesgranrio, banca realizadora do processo seletivo e responsável pelo processo de inscrição, utilizando a conta gov.br.

A consulta sobre o local de prova estará disponível a partir do dia 29 de abril, enquanto os resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e de redação serão divulgados no dia 3 de junho. O resultado final, indicando a classificação dos aprovados, está previsto para 30 de julho.

O concurso foi planejado com o objetivo de promover igualdade de oportunidade de acesso a cargos públicos efetivos, respeitando o princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos em todas as fases e etapas do certame. A elaboração buscou ainda padronizar procedimentos na aplicação das provas e aprimorar os métodos de seleção de servidores públicos. O Ministério alerta os candidatos sobre a importância de estarem cientes do conteúdo do edital escolhido, que contempla oito documentos com as regras para concorrer a uma ou mais carreiras divididas por blocos temáticos.


Relacionadas