TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
em joão pessoa

Captação de órgãos de vítima de feminicídio acontece nesta sexta-feira (12)

O procedimento vai ocorrer durante a madrugada

Por Carlos Rocha Publicado em
Hospital Trauma JP

Verônica Mendes de Lima Gomes, de 49 anos, faleceu após ser vítima de disparos em frente ao Hospital Napoleão Laureano, no bairro Jaguaribe, na segunda-feira (8). A família, em meio à dor, tomou a decisão de doar os órgãos da vítima, que estava internada em estado gravíssimo no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa.

O protocolo de morte encefálica, considerado um dos mais rigorosos do mundo, foi concluído na noite desta quarta-feira (10) pela equipe médica do hospital. Diante da tragédia, a família consentiu com a doação, possibilitando que os órgãos de Verônica beneficiem outras vidas.

O ex-marido da vítima, Fabiano Gomes do Nascimento, foi preso na terça-feira (9), um dia após o crime, em Itaporanga. Ele confessou ter atirado contra Verônica, alegadamente inconformado com o término de um relacionamento que perdurou por duas décadas. Inicialmente autuado por tentativa de feminicídio, o crime será agora considerado como feminicídio consumado.

Verônica, segundo relatos familiares, era vítima de violência doméstica, motivo que a levou a decidir pela separação.

A cirurgia para a captação dos órgãos está programada para a madrugada desta sexta-feira (12). O fígado será destinado a uma mulher de 52 anos na Paraíba, enquanto os rins seguirão para pacientes em outros estados, devido à falta de compatibilidade na fila de espera local. As córneas serão encaminhadas ao banco de olhos do estado.


Relacionadas