TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
paraibano

Quem foi Epitácio Pessoa? Político nasceu na Paraíba há 158 anos

Paraibano de Umbuzeiro, Epitácio Pessoa foi presidente do Brasil.

Por Cristiano Sacramento Publicado em
Epitácio Pessoa é paraibano de Umbuzeiro
Epitácio Pessoa é paraibano de Umbuzeiro (Imagem: Reprodução)

É comum transitar por João Pessoa e ter como rota a Avenida Presidente Epitácio Pessoa. Uma das mais conhecidas avenidas da cidade leva o nome do 11º presidente do Brasil. O paraibano de Umbuzeiro nasceu há 158 anos, em 23 de maio de 1865.

O político atuou como professor universitário, diplomata e jurista. Como presidente do Brasil governou entre os anos de 1919 a 1922, durante o período conhecido como República Velha. A ascensão ao poder ocorreu após governo de Delfim Moreira, ainda nos tempos em que imperava o sistema político conhecido como "café com leite" - onde aconteceu o desenvolvimento do estado de São Paulo, grande produtor mundial. Na ocasião, as decisões políticas do país passavam pelo crivo das oligarquias paulistas.

Epitácio Pessoa também foi patrono da cadeira n° 31 da Academia Paraibana de Letras. Quando criança ficou órfão aos 7 anos de idade, após os pais falecerem de varíola. Foi criado pelo seu tio, o Barão de Lucena - governador de Pernambuco à época.

O mandato como presidente da República encerrou no dia dia 15 de novembro de 1922, quando Artur Bernardes o substituiu.

Primeira voz do rádio

Um dos meios de comunicação mais democráticos do Brasil, o rádio completou 100 anos em 2022. A data ocorre em alusão a primeira transmissão no país, que contou com a ópera “O Guarani”, de Carlos Gomes, e um discurso de Epitácio Pessoa, a primeira voz do rádio brasileiro.

Leia mais:


Relacionadas