Brasil

Dia do Rádio: paraibano participou da primeira transmissão no Brasil

Estreia do rádio brasileiro aconteceu no dia 7 de setembro de 1922

Publicado em 25/09/2021 09:48 Atualizado em 25/09/2021 11:08
logo
Por Redação Portal T5
Dia Nacional do Rádio

Dia Nacional do Rádio (Foto: Agência Brasil/Arquivo)

Neste sábado (25) é celebrado o Dia Nacional do Rádio. A data lembra o nascimento do cientista e educador Edgar Roquette Pinto, o fundador do rádio no Brasil.

A estreia do rádio brasileiro aconteceu no dia 7 de setembro de 1922, quando se comemorava o centenário da independência do país. A primeira transmissão foi marcada pela ópera “O Guarani”, de Carlos Gomes, e um discurso do então presidente Epitácio Pessoa, paraibano do município de Umbuzeiro.

No Brasil, somente na década de 1930 o rádio se transformou no principal veículo de comunicação em massa. Essa época ficou conhecida como a "Era de Ouro do Rádio”.

No Nordeste do país, a Rede Tambaú de Comunicação (RTC) também contribui para construção dessa história, com a Jovem Pan João Pessoa e a Nova Brasil Maceió.

Nesses quase 100 anos da estreia do rádio no Brasil, muitos acreditavam que ele seria um dos veículos de comunicação que não conseguiria acompanhar o avanço das tecnologias. Mas, ao contrário, o rádio vem se reinventando e se destacando entre os veículos de massa.

Leia também:

icon whatsapp
Receba as últimas notícias de João Pessoa em qualquer lugar. Começar icone Play