TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
oportunidade

UFPB abre processo seletivo para ingresso de graduados: saiba mais

Ao todo, estão sendo ofertadas 151 vagas, sendo que as inscrições estarão disponíveis no período de 26 de março a 02 de abril

Por Carlos Rocha Publicado em
Ufpb
UFPB abre processo seletivo para ingresso de graduados: saiba mais (Divulgação/UFPB)

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), anunciou a abertura do Edital do Processo Seletivo para Ingresso de Graduados (PSIG) para o período 2024.1. Este processo se destina a candidatos que já possuam diploma de graduação e desejem ingressar em novos cursos na modalidade presencial.

Ao todo, estão sendo ofertadas 151 vagas, sendo que as inscrições estarão disponíveis no período de 26 de março a 02 de abril. Os interessados devem realizar suas inscrições por meio do Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Para participar, é requisito obrigatório que o candidato possua Diploma de Graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e apresente Histórico Acadêmico com Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) igual ou superior a 7,0. Além disso, para os que desejam obter um novo grau (bacharelado ou licenciatura), é necessário estar se formando no período letivo 2023.2.

É importante ressaltar que diplomas emitidos por instituições estrangeiras só serão considerados válidos se revalidados e registrados no Brasil, conforme as normas em vigor.

Para a maioria dos cursos ofertados, não será exigida prova de seleção. No entanto, para os interessados nos cursos de Música (Bacharelado e Licenciatura), será necessário realizar uma prova de conhecimentos específicos. Essa prova terá seu resultado incorporado à nota final dos candidatos, influenciando sua classificação no processo seletivo.

Os candidatos deverão efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 85,32, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), até o dia 03 de abril, em qualquer agência do Banco do Brasil.

Para solicitar isenção da taxa de inscrição, os candidatos inscritos no CadÚnico devem anexar comprovante de inscrição e declaração conforme o Anexo VII, incluindo o Número de Identificação Social (NIS). Os doadores de medula óssea registrados no REDOME devem apresentar carteira e declaração de doador. Já aqueles que cursaram o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada devem apresentar declaração conforme o Anexo VI, além de documentos que comprovem a conclusão do ensino médio e histórico escolar completo.

O resultado das solicitações de isenção será divulgado até 1º de abril no site www.prg.ufp.br. Ressalta-se que em nenhuma hipótese haverá ressarcimento da taxa de inscrição.

Todas as etapas e atualizações do processo seletivo, incluindo a divulgação dos resultados, serão disponibilizadas no site da PRG, conforme cronograma estabelecido no edital. Lá, os interessados também encontrarão mais detalhes sobre as fases de seleção, os documentos necessários, os critérios de aprovação e demais informações pertinentes.


Relacionadas