TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
dia da mentira

Como identificar quando alguém está mentindo? Especialista dá dicas

Durante a entrevista, Bruno Leal compartilhou diversas dicas sobre como identificar quando alguém está contando uma mentira

Por Carlos Rocha Publicado em
Bruno leal mentira
Como identificar quando alguém está mentindo? Especialista dá dicas

Na tarde desta segunda-feira, 1º de abril, o programa Com Você da TV Tambaú recebeu o psicólogo Bruno Leal para uma discussão franca sobre um tema presente no cotidiano de todos: a mentira.

Durante a entrevista, Bruno Leal compartilhou diversas dicas sobre como identificar quando alguém está contando uma mentira. Ele destacou que, embora seja um comportamento comum, a mentira pode variar em seus tipos e motivações.

Segundo o psicólogo, existem mentiras que visam beneficiar terceiros, como aquelas que são contadas para evitar constrangimentos sociais ou para preservar os sentimentos alheios. Por outro lado, há mentiras que têm como objetivo beneficiar o próprio indivíduo, seja para evitar punições ou para adquirir algum tipo de status.

Bruno também abordou a questão das mentiras compulsivas, que podem estar relacionadas a transtornos psicológicos. Ele explicou que, nessas situações, o mentiroso pode ser habilidoso em driblar detectores de mentira, como o polígrafo.

Além disso, o psicólogo destacou a importância de observar os sinais corporais e gestuais que podem indicar uma mentira, ressaltando que a emoção desempenha um papel fundamental nesse processo.

Durante a entrevista, foram discutidos também os diferentes objetivos que levam uma pessoa a mentir, desde evitar situações desagradáveis até obter vantagens pessoais. Bruno enfatizou a necessidade de compreender o contexto e a motivação por trás de cada mentira.

Ao final da conversa, Bruno Leal deixou claro que a detecção da mentira não é uma tarefa simples e que é importante avaliar cada situação de forma individual, levando em consideração diversos fatores.


Relacionadas