TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
com você

Incontinência urinária: o que é? Sintomas, causas e tratamentos

A doutora Wanuzia tirou dúvidas dos telespectadores no programa Com Você, da TV Tambaú

Por Carlos Rocha Publicado em
Doutora wanuzia miranda com voce
Incontinência urinária: o que é? Sintomas, causas e tratamentos (Foto: TV Tambaú)

Na última quarta-feira (27), o programa "Com Você" recebeu a doutora Wanuzia Miranda, renomada ginecologista, para esclarecer dúvidas das telespectadoras sobre incontinência urinária. Durante a entrevista, a especialista abordou as causas e tratamentos para esse problema que afeta muitas mulheres.

Segundo a doutora Wanuzia, a incontinência urinária não é exclusiva de mulheres mais velhas, sendo também comum em gestantes e mulheres jovens. Ela explicou que qualquer aumento da pressão abdominal sobre a bexiga pode levar a escapes de urina, seja por motivos como gravidez, esforço físico, medicamentos ou danos à musculatura do esfíncter uretral.

Durante o programa, foram destacadas as diferentes formas de incontinência urinária, como a de esforço e a de urgência. A primeira ocorre durante atividades que aumentam a pressão abdominal, como tossir, espirrar, levantar peso ou até mesmo durante relações sexuais. Já a incontinência de urgência é caracterizada pela necessidade súbita e incontrolável de urinar, podendo ocorrer mesmo sem vontade.

Além disso, a doutora Wanuzia enfatizou que fatores como número de gestações, idade, condições neurológicas, obesidade, tabagismo e uso de certos medicamentos podem contribuir para o desenvolvimento da incontinência urinária.

Durante o programa, telespectadoras enviaram suas dúvidas, algumas preocupadas com a necessidade de cirurgia para corrigir o problema. A doutora esclareceu que, em muitos casos, a cirurgia é uma opção eficaz, como a colocação de sling, uma alça de silicone que reposiciona a uretra em relação à bexiga. No entanto, também mencionou tratamentos alternativos, como laserterapia e medicamentos, dependendo da gravidade do caso.

O programa também abordou preocupações relacionadas à idade para realizar procedimentos cirúrgicos e a relação entre incontinência urinária e a menopausa, destacando que os sintomas podem começar antes dos 50 anos.

Ao final do programa, a doutora Wanuzia reiterou a importância de procurar ajuda médica para avaliar a melhor abordagem para cada caso de incontinência urinária, garantindo uma melhor qualidade de vida para as pacientes.


Relacionadas