TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
na tv tambaú

Tambaú Debate: Wilson Santiago comenta planos do Republicanos para eleições 2024

O deputado iniciou a entrevista destacando a importância do atual momento no Congresso Nacional

Por Carlos Rocha Publicado em
Tambaú Debate: Wilson Santiago comenta planos do Republicanos para eleições 2024
Tambaú Debate: Wilson Santiago comenta planos do Republicanos para eleições 2024 (Foto: Reprodução/ YouTube)

O programa Tambaú Debate, apresentado por Josival Pereira, recebeu, nesta segunda-feira (13), o deputado federal Wilson Santiago para uma conversa franca sobre diversos temas que envolvem a política nacional e, em especial, a realidade paraibana.

O deputado iniciou a entrevista destacando a importância do atual momento no Congresso Nacional. Santiago ressaltou que, desde a promulgação da Constituição de 88, o Congresso ganhou protagonismo, tornando-se fundamental na aprovação de dispositivos constitucionais e no orçamento. Ele abordou avanços recentes, como os recursos impositivos, que trouxeram mais autonomia para o legislativo.

Ao ser questionado sobre a avaliação do cenário atual do Congresso, o deputado observou que vivemos em um período em que o Parlamento exerce um papel de destaque, sendo considerado por muitos como o mais conservador, mas ao mesmo tempo, com grande força política. Ele destacou a importância da atuação parlamentar no contexto atual, sobretudo nas negociações com o governo.

A conversa também abordou a distribuição de emendas parlamentares e os desafios enfrentados. Santiago falou sobre a truculência do governo em alguns momentos e a necessidade dos deputados buscarem alternativas para garantir o pagamento das emendas, citando a transformação das RP9 (emendas de relator) em emendas positivas.

Quando questionado sobre a fiscalização dessas emendas, o deputado reconheceu que há desafios e destacou a importância dos órgãos de controle. Ele ressaltou que, após decisão do Supremo Tribunal Federal, os órgãos foram credenciados a fiscalizar e avaliou positivamente a atuação do Congresso nesse processo.

Sobre a reforma tributária, o deputado afirmou que a proposta está avançando, passando por análises e revisões no Senado Federal. Ele expressou confiança na aprovação e implementação da reforma, destacando sua relevância para o país.

Ao abordar temas partidários, Wilson Santiago falou sobre a atuação do Republicanos na Paraíba. Ele mencionou a parceria com o governador João Azevedo na construção de candidaturas em conjunto, respeitando a liderança local em cada município. O deputado também destacou o sucesso do partido nas eleições estaduais de 2020.

Quando questionado sobre as eleições municipais, Santiago afirmou que o Republicanos está se organizando nos municípios, buscando construir alianças e indicar candidaturas em parceria com o PSB. Ele enfatizou a importância de respeitar as lideranças locais e de trabalhar de forma conjunta para obter resultados positivos.

A entrevista encerrou com uma discussão sobre as perspectivas para as eleições de 2026, incluindo possíveis candidaturas ao Senado. Santiago destacou que as discussões são naturais dentro do partido, respeitando a pluralidade de opiniões, e que as decisões serão tomadas em conjunto, visando a construção de uma aliança forte e democrática.

Ao final, o deputado agradeceu a oportunidade de participar do programa, destacando a importância do diálogo franco e transparente com a população paraibana.

Leia também:


Relacionadas