TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Decisão

Witzel sofre impeachment e é afastado de vez do governo do Rio de Janeiro

A decisão também aplicou a inelegibilidade ao ex-governador por cinco anos.

Por Renata Nunes Publicado em
Witzel wilsondias agbr
(Foto: Wilson Dias / Agência Brasil)

O ex-governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, foi afastado definitivamente do cargo à frente do executivo estadual nesta sexta-feira (30) após o Tribunal Especial Misto votar de forma unânime a favor do impeachment.

Ao todo, foram cinco deputados estaduais e cinco desembargadores que votaram contra Witzel, sendo necessário apenas sete para a concretização do impedimento. A decisão também aplicou a inelegibilidade ao ex-governador por cinco anos.

A acusação afirma que havia uma caixinha de propina paga por Organizações Sociais (OSs) na área da Saúde, inclusive na liberação de restos a pagar, e que tinha Witzel como um dos beneficiários. O valor total de propina arrecadado pelo grupo teria sido de R$ 55 milhões.

Witzel não compareceu a sessão e se defendeu por meio das redes sociais, declarando que foi "cassado por combater a corrupção".

"É revoltante o resultado do processo de impeachment! A norma processual e a técnica nunca estiveram presentes. Não fui submetido a um Tribunal de um Estado de Direito, mas sim a um Tribunal Inquisitório. Com direito a um carrasco nos moldes do Estado Islâmico, q não mostrou o rosto", acrescentou.

O governador em exercício Cláudio Castro passa a assumir de fato o comando do Governo do Estado. A cerimônia de posse acontece neste sábado (1º) na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) às 10h e, e em seguida, no Palácio Guanabara, residência oficial do governador, às 14h.

Na atual condição de réu por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, Witzel ainda pode ser preso em processo criminal que corre no Superior Tribunal de Justiça (STJ).


Relacionadas