Política

Witzel sofre impeachment e é afastado de vez do governo do Rio de Janeiro

A decisão também aplicou a inelegibilidade ao ex-governador por cinco anos.

Publicado em 30/04/2021 19:42 Atualizado em 30/04/2021 20:38
logo
Por Redação Portal T5
Witzel sofre impeachment e é afastado de vez do governo do Rio de Janeiro

(Foto: Wilson Dias / Agência Brasil)

O ex-governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, foi afastado definitivamente do cargo à frente do executivo estadual nesta sexta-feira (30) após o Tribunal Especial Misto votar de forma unânime a favor do impeachment.

Ao todo, foram cinco deputados estaduais e cinco desembargadores que votaram contra Witzel, sendo necessário apenas sete para a concretização do impedimento. A decisão também aplicou a inelegibilidade ao ex-governador por cinco anos.

A acusação afirma que havia uma caixinha de propina paga por Organizações Sociais (OSs) na área da Saúde, inclusive na liberação de restos a pagar, e que tinha Witzel como um dos beneficiários. O valor total de propina arrecadado pelo grupo teria sido de R$ 55 milhões.

Witzel não compareceu a sessão e se defendeu por meio das redes sociais, declarando que foi "cassado por combater a corrupção".

"É revoltante o resultado do processo de impeachment! A norma processual e a técnica nunca estiveram presentes. Não fui submetido a um Tribunal de um Estado de Direito, mas sim a um Tribunal Inquisitório. Com direito a um carrasco nos moldes do Estado Islâmico, q não mostrou o rosto", acrescentou.

O governador em exercício Cláudio Castro passa a assumir de fato o comando do Governo do Estado. A cerimônia de posse acontece neste sábado (1º) na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) às 10h e, e em seguida, no Palácio Guanabara, residência oficial do governador, às 14h.

Na atual condição de réu por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, Witzel ainda pode ser preso em processo criminal que corre no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

icon whatsapp
Receba as últimas notícias de João Pessoa em qualquer lugar. Começar