Paraíba

Violência obstétrica: saiba o que é e como denunciar

Cartilha foi elaborada pela Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, com colaboração da Secretaria de Estado da Saúde

Publicado em 06/10/2020 09:21 Atualizado em 26/11/2020 23:22
logo
Por Redação Portal T5
Violência obstétrica: saiba o que é e como denunciar

Foto: Divulgação/Governo do Estado

Uma cartilha de orientação e apoio a mulheres grávidas ou no período puerpério foi lançada pelo Governo da Paraíba, nessa segunda-feira (5). O documento alerta sobre os tipos de violências e orienta as vítimas sobre os caminhos para formalizar uma denúncia.

A cartilha foi elaborada pela Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, com colaboração da Secretaria de Estado da Saúde. Confira 

O documento também oferece, para profissionais da área de saúde, os mecanismos de intervenção, caso presenciem a violação dos Direitos Humanos das mulheres. 

Segundo a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, a violência obstétrica é um fenômeno recorrente na vida das mulheres brasileiras que decidem vivenciar a maternidade. Por se tratar de ações naturalizadas pela sociedade, identificar os tipos de violências (física, moral, verbal, psicológica e sexual), denunciar e intervir se torna um grande desafio.

Onde denunciar:

Disque Saúde – 136

Disque Mulher – 180

Disque Direitos Humanos - 100

Disque Direitos Humanos (Estadual) – 123

Conselho Regional de Enfermagem da PB  ( Coren/PB): (83) 3221-8758

Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM/PB): (83) 2108-7200 | E-mail: crmpb@crmpb.org.br

icon whatsapp
Receba as últimas notícias de João Pessoa em qualquer lugar. Começar