TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
nutrição

Vida corrida? Veja sete dicas para não abrir mão da alimentação saudável

Além de todas as responsabilidades profissionais, tem que sobrar tempo para cuidar da casa , muitas vezes dos filhos e principalmente da alimentação

Por Carlos Rocha Publicado em
Vida corrida? Veja sete dicas para não abrir mão da alimentação saudável
Vida corrida? Veja sete dicas para não abrir mão da alimentação saudável

Trabalhar e estudar durante toda a semana, enfrentar filas, conduções lotadas e o trânsito interminável faz parte da rotina do brasileiro, inclusive de quem mora sozinha. Além de todas as responsabilidades profissionais, tem que sobrar tempo para cuidar da casa , muitas vezes dos filhos e principalmente da alimentação.

De acordo com a nutricionista ortomolecular Luciana Harfenist (@lucianaharfenist), referência em nutrição funcional, com um pouquinho de força de vontade, dá para conciliar a rotina diária com uma alimentação balanceada.

"A alimentação é primordial para a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, portanto, lembre-se de que você tem duas escolhas: investir em saúde agora, ou em medicamentos, num futuro que pode estar mais perto do que você imagina, não apenas quando idoso, prejudicando sua qualidade de vida e resultados profissionais", explica a profissional.

A nutricionista deu algumas dicas para manter a alimentação em dia:

– Deixe de lado pizzas, lasanhas, sorvete, doces e guloseimas;

– Semanalmente ou quinzenalmente, compre 5 opções de legumes e verduras e 5 frutas. Não precisam ser quantidades enormes e alguns alimentos devem estar mais ou menos verdes, para que dê tempo de serem consumidos;

– Se o seu tempo em casa para o preparo de alimentos é realmente muito curto, fique tranquilo, muitos mercados possuem legumes e verduras já higienizados e cortados. As frutas, prefira as de fácil higienização e transporte para o consumo: maçã, pera, banana, uva, abacate, morango, kiwi, laranja e mamão;

– Prefira os alimentos orgânicos e integrais, pois além de ricos em fibras, vitaminas e minerais, são livres de agrotóxicos.

– Reserve um tempo no final de semana para o preparo de refeições. Não sabe cozinhar? Arrisque-se nas receitas. Basta seguir o passo a passo, comece pelo fácil! Caso não queira cozinhar, avalie se financeiramente é um bom custo-benefício alimentar-se fora ou encomendar congelados saudáveis semanalmente.

– Em alguns mercados ou horti frutis você pode comprar saladas de vegetais e de frutas prontas. Vamos dar uma passadinha a cada três dias antes de voltar pra casa para repor os estoques?

– Que tal comprar deliciosos molhos saudáveis para temperar as saladas e as carnes? Diversos mercados e horti frutis vendem. Nada de comprar temperos industrializados, somente os que não contenham corantes e aditivos químicos.

Como comer na rua?

Busque por restaurantes que tenham um foco para alimentação saudável, pois estes priorizam a utilização de temperos naturais, carnes magras e o uso moderado de sal e gorduras. "Antes do prato principal, é importante consumir bastante folhosos e verduras, pois são ricas em fibras e lhe darão saciedade. Para temperar, faça seu próprio mix de ervas e especiarias naturais e leve dentro de um potinho (curry, cúrcuma, pimenta preta, orégano, tomilho, alecrim); Escolha carnes magras grelhadas, cozidas ou assadas, como o peixe; Não consuma refrigerantes, prefira uma deliciosa limonada bem gelada", ressalta a nutricionista.

E o lanche para levar na mochila?

"Os lanches são a parte mais fácil, pois podem ser castanhas, nozes, frutas, frutas secas, iogurte com aveia e frutas, sanduíches naturais de frango ou atum, água de coco, barras de proteínas e até mesmo doces de marcas saudáveis, que não utilizam corantes artificiais e aditivos químicos, facilmente encontrados em casas de produtos naturais", finaliza Luciana.


Relacionadas