TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
imunização

Veja como funciona a distribuição da Coronavac na Paraíba

O estado da Paraíba recebeu 114.846 doses para as duas etapas de imunização

Por Carlos Rocha Publicado em
Menos mortes de idosos por covid-19 indicam avanço de vacina
Menos mortes de idosos por covid-19 indicam avanço de vacina (Foto: RTeprodução/ YouTube - SBT Jornalismo)

Muitas dúvidas surgem quando o assunto é a vacinação contra a Covid-19. Uma dessas dúvidas é a questão da distribuição das vacinas. O estado da Paraíba recebeu 114.846 doses para as duas etapas de imunização.

Na adequação dos grupos prioritários foram definidas 54.689 pessoas, sendo 42.925 profissionais de Saúde, 10.432 indígenas ,1.212 idosos que vivem em abrigos e 120 pessoas com deficiência. Como cada um recebe duas doses o total dá 109.378 doses necessárias. Elas precisam, segundo o governo, ficar guardadas para garantir que todos recebam a segunda dose nesta primeira etapa

As 5.468 doses que restaram, segundo a secretaria de Saúde do Estado, devem ir para uma reserva técnica. Estão guardadas e não há previsão ainda de como é que vão ser usadas.

O plano inicial do governo estadual era vacinar 9.890 indígenas, mas segundo a secretaria de saúde da Paraíba o governo federal fez uma revisão e diz que a população indígena a ser utilizada era maior 10432. Por isso, mais doses foram destinadas a esse público prioritário.

Outro dado importante é que dos 111.453 profissionais de Saúde na Paraíba, vão ser imunizados, nesta etapa, 42.925, quase 39% do total. O governo do estado aguarda informações sobre novas remessas para saber quando os demais profissionais de Saúde vão ser imunizados e quando outros grupos prioritários vão ser incluídos.

A Anvisa autorizou, nesta sexta-feira (22), o uso emergencial de mais 4,8 milhões de doses da Coronavac. A carga está armazenada no Instituto Butantan e segue seguir para a distribuição. Ainda nesta sexta chegou no país as duas milhões de doses da vacina da AstraZeneca, vindas da Índia. A carga seguiu para o Instituto Manguinhos, no Rio de Janeiro, ligado à Fiocruz.

Leia também:

Homem é preso por estuprar, roubar e arrancar parte dos lábios de mulher

Governador da PB publica vídeo bem humorado após repercussão de semelhança com enfermeira

Secretário de Saúde fala sobre a chegada de novos lotes da vacina à Paraíba; confira

Equipe de TV é assaltada na Paraíba


Relacionadas