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Veja cinco alimentos que ajudam a combater o colesterol elevado

Alguns alimentos que ajudam a reduzir o colesterol 'ruim'

Publicado em 22/10/2021 14:46 Atualizado em 22/10/2021 14:47
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Por Carlos Rocha
Veja cinco alimentos que ajudam a combater o colesterol elevado

Veja cinco alimentos que ajudam a combater o colesterol elevado (Foto: Reprodução)

O colesterol é uma substância que existe naturalmente no organismo e que por si só não representa qualquer perigo para a saúde. No entanto o sinal de alerta liga quando existe inflamação que a lipoproteína de baixa densidade (o LDL, também conhecido por colesterol 'mau'), começa a formar placas e coágulos, fixando-se nas paredes das artérias, bloqueando a circulação sanguínea e consequentemente aumentando o risco de ocorrência de ataque cardíaco ou de AVC.

Já o HDL (conhecido como colesterol 'bom') contribui para a 'limpeza' do LDL. Ele ajuda a conduzir a substância nociva para ser metabolizada pelo fígado, evitando, por sua vez, a acumulação de gorduras na corrente sanguínea.

Por outras palavras, existe um tipo de colesterol que funciona a favor da nossa saúde. Todavia, níveis perigosamente elevados de LDL são uma fonte real de preocupação e uma ameaça iminente. Tendo isso em mente, a AdvanceCare divulgou uma lista de alimentos que ajudam a reduzir o colesterol 'ruim':

Chá verde

Este poderoso chá é uma fonte natural de antioxidantes, combate o envelhecimento das células e combate os índices elevados de LDL.

Leguminosas

Alimentos como feijão, ervilhas ou lentilhas reduzem a absorção de colesterol. As leguminosas são ricas em pectina, que diminuem ativamente os níveis de LDL e do colesterol total. E como se não bastasse a substância estimula a produção de HDL.

Alho

O alho é abundante em alcina, um componente que leva à redução do colesterol 'mau'. 

Romã

De acordo com um estudo da Academia Nacional de Ciências espanhola, o suco da romã reduz a acumulação de resíduos de colesterol, aumentando a produção de ácido nítrico. Aumentando igualmente o HDL, e assim reduzindo o risco de aterosclerose - a acumulação de gordura nas artérias. 

Salmão

Este peixe não só é saboroso como uma excelente fonte de ômega 3, um ácido gordo essencial cujo consumo regular já foi associado a taxas menores de doenças cardiovasculares e até de depressão. A sardinha e o atum também são ricos em ômega 3.

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