TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Saúde

Tudo que você precisa saber sobre as doenças autoimunes

Tudo que você precisa saber sobre as doenças autoimunes.

Por Redação Publicado em
Vitiligo treatment

As doenças autoimunes surgem quando o nosso organismo passa a ser atacado pelo próprio sistema imunológico, aquele que deveria supostamente protegê-lo. Essas enfermidades podem atacar diferentes partes do corpo humano. Estima-se que mais de 30 diferentes doenças atingem cerca de 5% da população mundial. O que chama a atenção é que novas evidências sobre essas moléstias têm surgido diariamente. Veja a seguir o que já foi descoberto sobre as doenças autoimunes.

As doenças autoimunes são um tipo de desordem imunológica e sua característica reside no fato da diminuição da tolerância aos componentes do próprio organismo.

Quando um intruso invade nosso corpo, o sistema imunológico o protege. Ele tenta identificar e eliminar o invasor que pode fazer mal. Porém, algumas vezes, problemas com o sistema imunológico o fazem confundir células saudáveis do seu próprio organismo com invasores e as ataca.

As doenças autoimunes atingem, aproximadamente, de 3 a 5% da população do mundo, de acordo com estudos.

Origem - Sua origem está na delicada relação entre fatores externos (ambientais) e fatores intrínsecos do organismo, como predisposição genética, alterações nos níveis hormonais e baixo controle imuno-regulatório.

Aumento - As doenças autoimunes aumentaram nos últimos 40 anos. Acredita-se que essas enfermidades possam vir a atacar de 15 a 20% da população no futuro.

Mais de 30 doenças autoimunes - Existem mais de 30 enfermidades do gênero, sendo que cada uma possui sintomas específicos e atacam órgãos distintos.

Nenhum órgão está imune - As doenças autoimunes podem afetar quase todas as partes do corpo, incluindo coração, cérebro, nervos, músculos, pele, olhos, articulações, pulmões, rins, glândulas, sistema digestivo e vasos sanguíneos.

Inflamação - O sintoma clássico de uma doença autoimune é a inflamação, que pode estar ocasionada à vermelhidão, ao calor, dor e inchaço. Como uma doença autoimune afeta o indivíduo, depende de que parte do corpo é atacada.

Articulações - Se a doença autoimune afetar as articulações, como na artrite reumatóide ou artrite psoriática, você pode ter dor nessas áreas, rigidez e perda de função.

Tireóide - Se afetar a tireóide, como na Doença de Graves e tireoidite, pode causar cansaço, ganho de peso e dores musculare

Pele - Se a enfermidade atingir a pele, como na esclerose sistêmica, vitiligo e lúpus eritematoso sistêmico, pode causar feridas, bolhas e alterações de cor da epiderme.

Corpo inteiro - Muitas doenças autoimunes não se restringem a uma única parte do corpo. Podem afetar a pele, articulações, rins, coração, nervos, vasos sanguíneos e mais.

Higiene - Existem hipóteses, ainda que controversas, sobre o motivo do surgimento das doenças autoimunes. Uma delas seria devido ao aumento da higiene, o que resulta na redução da aquisição de infecções.

Infecções - Há outra especulação polêmica de que seriam exatamente as infecções que afetariam o funcionamento do sistema imunológico.

Requisitos básicos - Embora não se saiba ao certo como funciona o desencadeamento deste tipo de doença, é conhecido que três requisitos básicos são essenciais para o surgimento desta.

Genética - A primeira característica para o desenvolvimento de uma doença autoimune seria a predisposição genética do indivíduo.

Ambiente - Outra condição que deve ser considerada para desenvolver uma doença autoimune é o fator ambiental.

Sistema imunológico - Também é importante destacar o desequilíbrio das células do sistema imunológico como fator desencadeante de uma doença autoimune.

Identificação - O diagnóstico das doenças autoimunes é feito através do quadro clínico que o paciente apresenta e através de exames laboratoriais de sangue, onde são pesquisados auto-anticorpos.

Tratamento - O tratamento destas doenças se baseia na inibição do sistema imunológico através da administração de drogas imunossupressoras (por exemplo, corticóides).

Imunossupressão - Porém, não é possível a realização de uma imunossupressão apenas dos anticorpos indesejáveis, assim o indivíduo tem que passar por uma imunossupressão geral, deixando-o mais exposto à infecção por outros causadores da doença.

Alergia - As alergias não são autoimunes. Há quem confunda os sintomas de uma alergia com os sintomas de uma doença autoimune.

São diferentes - Apesar de existirem estudos que evidenciam uma ligação entre as alergias e o desenvolvimento de uma doença autoimune, esses dois tipos de enfermidades são completamente diferentes.

Não confunda - Apesar de existirem tratamentos semelhantes para alergias e doenças autoimunes, o grau de eficiência para cada tipo de enfermidade é distinto, podendo também ser nula. Vale lembrar que quem tem alergias não possui um organismo que ataca a si próprio.


Relacionadas