TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
varíola dos macacos

Sobe para 74 número de casos suspeitos de monkeypox na Paraíba

Estado tem 30 casos confirmados

Por Carlos Rocha Publicado em
Pacientes são monitorados
Pacientes são monitorados (Foto: Centro de Controle de Doenças/Divulgação)

Subiu de 63 para 74 o número de casos suspeitos de varíola dos macacos na Paraíba. A informação é do boletim divulgado nesta sexta-feira (7) pela Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB). Dos 74 casos suspeitos, 36 são residentes em João Pessoa, que é a cidade com maior número de casos investigados. Cajazeiras tem 5 casos, Cabedelo 3 e Campina Grande 4. Desde o início, 230 foram descartados.

Casos Confirmados

O 60º boletim sobre o monitoramento de casos varíola dos macacos na Paraíba confirmou uma nova ocorrência da doença no estado. Com isso, a Paraíba passa a ter 30 casos confirmados e 74 continuam em investigação. Entre os casos, a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) confirmou um caso na cidade de Patos e outro em São Bento. Há 24 casos em João Pessoa, 3 em Cabedelo e um em Campina Grande.

Perfil dos confirmados

Entre os casos confirmados, 4 são do sexo feminino, 26 casos do sexo masculino, a faixa etária com maior número de casos confirmados é a de 30 a 39 anos. Nenhum dos casos foi hospitalizado, seguem em isolamento. O município de residência segue acompanhando os pacientes e pessoas com quem tiveram contato.

Demora nos diagnósticos

Os exames para detectar a infecção por monkeypox estão sendo feitos no Rio de Janeiro. Segundo a SES-PB, as amostras vão para o estado fluminense e estão demorando um pouco por causa do número de casos que é grande no Brasil.

Sinais de alerta

A SES-PB alerta que quem apresentar febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, glândulas inchados, calafrios e exaustão com pelo menos 1 a 3 dias de sintomas, além de começar a aparecer lesões na pele, pode-se suspeitar da varíola dos macacos e procurar uma unidade de saúde.


Relacionadas