TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Avaliações

Senado lança processo seletivo para estudantes com foco da democracia

Avaliações são realizadas por meio de redações.

Por Cristiano Sacramento Publicado em
Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco
Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (Imagem: Reprodução / Agência Senado)

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, anunciou o lançamento do Programa Jovem Senador 2022. A ação tem como objetivo proporcionar aos estudantes do ensino médio das escolas públicas conhecimento sobre democracia, cidadania e funcionamento do Poder Legislativo federal.

Segundo Pacheco, jovens senadores e senadoras serão selecionados por meio de concurso de redação, que nesta edição tem o tema "200 anos de Independência: lições de história para a construção do amanhã".

O senador também agradeceu - na sessão da última terça-feira (23) - o apoio dos governos dos estados e do Distrito Federal, que, por meio das secretarias de Educação, promovem os concursos para a seleção dos 27 alunos e alunos, um por estado, que participam de uma semana de vivência legislativa na sede do Senado, em Brasília. Em 2022, ela ocorrerá de 27 de junho a 1° de julho. Como nas edições anteriores, um professor orientador de cada estudante também participará de atividades na Casa.

Os jovens senadores vivem a experiência de um mandato legislativo, que começa com a posse e a eleição da Mesa e termina com a aprovação de sugestões de  projetos de lei, que serão encaminhadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH).

Desde o início do programa, já foram apresentadas 54 proposições à CDH, sendo que 40 foram aceitas como projetos de lei e duas como propostas de emenda à Constituição (PECs). Essa será a 10ª edição do Programa Jovem Senador, que já mobilizou quase dois milhões de estudantes e milhares de escolas e professores.

"O Senado Federal acredita no poder da educação para mudar a realidade brasileira e trazer do campo das ideias para a vida prática os conceitos de democracia, ética e participação política", afirmou. Ele, inclusive, concluiu o raciocínio convidando os senadores a fazer divulgação do programa em seus estados, nas redes sociais e em meios de comunicação.

Calendário do Programa Jovem Senador 2022

• Entrega das redações: até 18 de março
• Seleção dos finalistas estaduais: até 18 de abril
• Anúncio dos 27 jovens senadores e senadoras: 6 de maio
• Anúncio do vencedor do Concurso de Redação: 11 de maio
• Semana de Vivência Legislativa: 27 de junho a 1o  de julho


Relacionadas