TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Cuidados

Saiba o que fazer ao sofrer queimadura de água-viva

Separamos algumas dicas de como lidar com esse problema

Por Redação Publicado em
Agua viva 3

Recentemente, frequentadores de praias de João Pessoa registraram imagens de várias águas-vivas e caravelas. Esses animais marinhos invertebrados acabaram provocando queimaduras nos banhistas. Alguns não sabem quais medidas tomar quando atingidos por tentáculos desses animais marinhos. Por isso separamos algumas dicas de como lidar com esse problema.

Os sintomas de uma queimadura de água viva são dor forte e sensação de queimadura no local. Caso a dor seja muito intensa, deve-se ir ao pronto socorro mais próximo.

As primeiras medidas que devem ser tomadas ao entrar em contato com o tentáculo de águas vivas ou caravelas é:

  1. Retirar os tentáculos: com o auxílio de uma pinça, palito de picolé e até mesmo a própria água do mar. Não se deve usar água doce, pois pode estimular os tentáculos a liberarem mais veneno;
  2. Aplicar vinagre: o líquido aplicado ao local atingido neutraliza a ação do veneno da água viva dando a sensação de alívio. Em nenhum caso deve-se aplicar urina ou álcool na região pois podem agravar a irritação;
  3. Aplicar compressas de água fria se a dor e o desconforto se mantiverem.

A dor e o desconforto normalmente melhoram após 20 minutos, no entanto, pode ser necessário até 1 dia para que a dor desapareça completamente.

No caso de a dor durar mais de 1 dia ou surgirem outros sintomas como vômitos, náuseas, câimbras musculares, dificuldade para respirar ou sensação de bola na garganta é recomendado procurar imediatamente uma unidade de saúde.


Relacionadas