TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Atenção

Saiba como fazer a prova de vida sem sair de casa

Aglomerações foram registradas em agências bancárias por todo país nesta segunda-feira (8), quando foi retomada também a prova de vida presencial.

Por Cristiano Sacramento Publicado em
Meu INSS
Meu INSS (Imagem: Reprodução)

O retorno da obrigatoriedade da prova de vida para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) levou muitos idosos à agências bancárias durante todo dia de ontem. Aglomerações e confusão foram registradas em vários pontos,além do risco de exposição ao coronavírus. Segundo o INSS, a retomada dos bloqueios não teve mudanças. Ela segue as datas do calendário estabelecido pela Portaria 1.299.

Contudo, o INSS também alerta que a prova de vida pode ser feita em casa. Ela garante o pagamento dos valores e evita fraudes no sistema.

Confira o calendário com a exigência da prova de vida:

Vencimento da comprovaçãoMês que deve ser realizada a prova de vida
Março e abril/2020Junho/2021
Maio e junho/2020Julho/2021
Julho e agosto/2020Agosto/2021
Setembro e outubro/2020Setembro/2021
Novembro e dezembro/2020Outubro/2021
Janeiro e fevereiro/2021Novembro/2021
Março e abril/2021

Dezembro/2021

As formas alternativas da prova de vida são destinadas, principalmente, aos aposentados ou pensionista acamados e para quem tem a mobilidade reduzida.

Confira a abaixo como fazer a prova de vida sem ter que ir a uma agência:

Atendimento domiciliar - O corre por meio de uma visita do perito médico do INSS ao segurado. A lista de doenas que podem acarretar no pedido de atendimento domiciliar conta com: Tuberculose ativa, AIDS, Alienação mental, Cardiopatia grave, Cegueira, Hanseníase, Nefropatia grave, Hepatopatia grave, Neoplasia maligna, Contaminação por radiação, Doença de Paget em estados avançados, Doença de Parkinson, Esclerose múltipla, Espondiloartrose anquilosante, Fibrose cística e Paralisia irreversível e incapacitante.

Para isso, é preciso fazer o agendamento através da plataforma Meu INSS. Confira os passos: Acesse o Meu INSS > Escolha a opção Prova de Vida > Depois clique em “Solicitar Prova de Vida – Dificuldade de Locomoção – Atendimento a distância”.

Quem possue dificuldade de locomoção deve encaminhar documentos que comprovem a falta de mobilidade. A solicitação é realizada através da Central Telefônica 135.

Procuração - Para que outra pessoa possa fazer a prova de vida é necessário acessar o Meu INSS e procure pela opção “Agendamentos/Requerimentos”. Após iddo, é necessário abrir a opção “procuração” e enviar os documentos que forem solicitados para efetivar o cadastro.
Biometria

Biometria facial - O recurso ficou disponível durante a pandemia. Contudo, nem todos os segurados poderm fazer. Aos que tem direito, o INSS afirmou que encaminhou um e-mail lembrando sobre a autorização para assim fazer. Basta acessar o Meu INSS e conferir a notificação. Tendo o direito, uma selfie resolverá.

Aplicativo no BB - O Banco do Brasil oferece a opção de fazer a prova de vida em seu aplicativo. Correntistas e poupadores que recebem o benefício do INSS devem abrir o menu “Serviços”. Após, orocurar a opção “INSS” e “Prova de vida INSS”. O procedimento é feito a partir do registro de uma foto do documento que identifica o beneficiário e também uma selfie.


Relacionadas