TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
por causa da pandemia

Retido no México, jovem faz apelo para reencontrar a família na Paraíba e relata dificuldades: "angustiante"

De acordo com Kallyel Teodosio, aproximadamente 200 brasileiros retidos no México sem possibilidade de retorno ao Brasil.

Por Redação Publicado em
Whats App Image 2020 05 25 at 11 27 57
Foto: Arquivo pessoal

Kallyel Teodosio, de 22 anos, contou ao Portal T5 que faz parte de aproximadamente 200  brasileiros retidos no México sem possibilidade de retorno ao Brasil por causa da pandemia da Covid-19.

Ele é estudante de Direito e quer voltar ao país para ficar ao lado da família na Paraíba. O jovem viajou para fazer intercâmbio no México e o prazo de permanência era de três meses. Contudo, ele já está lá há cinco meses.

Segundo ele, a maioria deles tiveram os voos cancelados repetidas vezes pelas empresas aéreas, que acabaram suspendendo todos os voos para o Brasil até pelo menos o mês de julho. Os cancelamentos acompanham as restrições da entrada de estrangeiros no Brasil, o que acaba dificultando a viabilidade econômica das operações para as aéreas.

"Enfrentamos a angustiante incerteza de quando poderemos voltar pra casa", desabafou à reportagem. "Muitos estão passando seríssimas dificuldades financeiras para custear essa tão prolongada estada em território mexicano, alguns se encontram em absoluto desvalimento, sem moradia e dependendo de favor de terceiros", contou.

De acordo com Kallyel, o consulado diz que não pode fazer nada para auxiliar. Ele relatou ainda que entre os 200 cidadãos brasileiros, estão idosos, crianças, bebês, e aproximadamente 70 pessoas que tentaram, sem sucesso, cruzar a fronteira entre México e Estados Unidos, e hoje se encontram em abrigos comunitários em uma cidade fronteiriça.

Ele, que é estudante de Direito, disse ainda que o consulado foi procurado e a resposta foi de que não haveria outro voo de repatriação.

Kallyel relatou que no dia 23 de abril houve um voo de repatriação, saindo do do México, passando pelo Panamá e finalmente chegando a São Paulo. Entretanto, voo não teria contemplado sequer um terço dos brasileiros que se encontravam em situação de risco.

Houve ainda um segundo voo de repatriação que saiu da Cidade do México com destino a São Paulo no dia 17/05/2020.

O grupo pede o apoio do Governo Federal para providenciar outro voo humanitário para repatriar os brasileiros que ainda se encontram retidos no México.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Kallyel Teodósio (@kallyelteodosio) em 21 de Mai, 2020 às 5:38 PDT

Leia também:

+ Wesley Safadão relembra lição deixada por Gabriel Diniz: "vamos deixar a vida mais leve"

+ Renan da Resenha relembra morte de Gabriel Diniz: "ainda dói muito"

+ "É dessa forma que ele merece ser lembrado", diz namorada de Gabriel Diniz

Saiba por que o Dia do Orgulho Nerd é comemorado nesta segunda-feira (25)


Relacionadas