TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
curso

Projeto da UFPB oferta 45 vagas para professores em curso on-line de ecocinema

As inscrições devem ser realizadas até 10 de junho, pelo Sigaa

Por Redação Publicado em
A4e3bd3f ec55 425f 9d64 d4ce10f016be

Projeto do Departamento de Ciências Sociais, no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no campus I, em João Pessoa, abriu 45 vagas, sendo 30 para professores e 15 para estudantes de licenciatura, em curso de educação ambiental crítica através do ecocinema.

As inscrições devem ser realizadas até 10 de junho, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) da UFPB.
Durante as atividades, serão discutidos filmes de ficção e documentários sobre temáticas educacionais e socioambientais.

A iniciativa está em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pelas Nações Unidas; com a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O coordenador do projeto, Gustavo Lima, espera que as atividades estimulem o pensamento crítico em relação às crises ambiental e climática vivenciadas.

“Desejamos que esse aprendizado tenha impacto sobre a compreensão, atitudes e ações dos estudantes orientados por esses professores e licenciandos que participarão do curso”.

O projeto conta com a participação de Juçara Spinelli, professora de Geografia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS),  e dos estudantes da UFPB Lucas Tomaz, de Engenharia Ambiental, e Marco Vidal, de Cinema e Audiovisual.

De acordo com Lucas Tomaz, os participantes terão acesso on-line aos filmes e artigos sobre as temáticas. “Avaliaremos domínio básico do tema de educação ambiental crítica, interesse e contribuição para a carreira profissional”, explica.

Segundo o estudante, o projeto foi pensado considerando o fato de que o uso de filmes como material complementar ainda é incomum no Ensino Básico, principalmente na rede pública de ensino.

Ele acredita que isso ocorra por falta de materiais e espaços adequados e pela incompreensão sobre a riqueza de conteúdos e de críticas existente nas produções cinematográficas.

“Enxergarmos o ecocinema como uma metodologia poderosa. Quando bem trabalhada, pode trazer bons resultados para qualquer faixa etária e nível de ensino”.

Serão dez encontros quinzenais, sempre nas quartas-feiras, das 19 às 21h. Terão direito a certificados de 50 horas os participantes que tiverem 75% de frequência e que tenham feito resenha de cada um dos filmes, mediante entrega de relatório final.


Relacionadas