TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Uniões na pandemia

Paraíba tem aumento de 43% nos casamentos com avanço da vacinação

Nos dez primeiros meses deste ano, foram realizadas 11.848 celebrações civis no estado.

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
Casamento coletivo realizado em junho deste ano, em Campina Grande.
Casamento coletivo realizado em junho deste ano, em Campina Grande. (Foto: Divulgação/PMCG)

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e a diminuição de casos da doença e mortes, os casamentos voltaram a crescer na Paraíba após um período de queda expressiva no ano passado. O Portal T5 teve acesso a dados levantados por cartórios que apontam crescimento de 43,89%, entre janeiro e outubro de 2021, em comparação com o mesmo período do ano passado. O índice do estado é superior a média total do Brasil, que registrou aumento de 27,61%.

Nos dez primeiros meses deste ano, foram realizadas 11.848 celebrações civis, frente a 8.234 matrimônios realizados no ano passado no estado.

Entre os casamentos homoafetivos acontece a mesma retomada. No total, em 2021, já foram realizadas 129 celebrações entre pessoas do mesmo sexo na Paraíba, enquanto nos primeiros dez meses de 2020 este número foi de 99, um aumento de 30%.

Para realizar o casamento civil é necessário que os noivos, acompanhados de duas testemunhas (maiores de 18 anos e com seus documentos de identificação), compareçam ao Cartório de Registro Civil da região de residências de um dos nubentes com pelo menos 30 dias de antecedência para dar entrada na habilitação do casamento. Devem estar de posse da certidão de nascimento (se solteiros), de casamento com averbação do divórcio (para os divorciados), de casamento averbada ou de óbito cônjuge (para os viúvos), além de documento de identidade e comprovante de residência. O valor do casamento é tabelado em cada Estado da Federação, podendo variar de acordo com a escolha dos noivos - em diligência ou na sede do cartório.

Os dados constam no Portal da Transparência do Registro Civil, base de dados nacionais administrada pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Brasil (Arpen/BR).

Veja mais:


Relacionadas