TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Covid-19

"O vírus não está sob controle", alerta secretário da Saúde sobre pandemia

"Não é suficiente um esforço concentrado em duas ou três semanas e depois um relaxamento”, pontuou Daniel Beltrammi

Por Juliana Alves Publicado em
Paraíba registra aumento no número de internaçãoes por Covid-19
Paraíba registra aumento no número de internaçãoes por Covid-19 (Foto: Secom-PB)

O  secretário executivo da Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, fez um alerta para a população, nesta sexta-feira (14), sobre a importância de manter os cuidados básicos para evitar o avanço da pandemia no estado. Isso porque nos últimos dias a Paraíba registrou um crescimento na taxa de ocupação de leitos por Covid-19, especialmente no sertão, segundo dados da Central Estadual de Regulação de Leitos.

De acordo com Beltrammi, a semana iniciada no dia 10 de maio apresenta efeitos que estão diretamente relacionados ao abandono dos cuidados necessários ao combate do novo coronavírus, como uso de máscara, higiene das mãos e distanciamento entre as pessoas, por exemplo.

“Esta semana inaugura números médios de internações ao dia próximos dos números médios observados lá no mês de março, pior mês da pandemia na Paraíba. Chegando a ter, como por exemplo no dia 11 de maio, 91 internações em um só dia, no dia 12, 77 internações em um só dia, levando essa média para 76 internações ao dia, que pudemos observar lá no mês de março”, observa.

Entre os dias 16 e 23 de março, a Paraíba tinha em torno de 600 regulações de leitos Covid-19 por semana. Em abril, esse número caiu pra 425 e agora volta a subir com o estado apresentando 492 regulações na semana de 05 a 11 de maio. O secretário executivo alerta que está chegando em uma estação de chuvas, com temperaturas menores e ambiente mais propício para a disseminação de qualquer vírus respiratório, em especial o novo coronavírus.

“Nós precisamos entender de uma vez por todas que a pandemia em 2021 precisa que nós possamos usar os aprendizados que já conseguimos ter em 2020", disse o secretário explicando que "não é suficiente um esforço concentrado em duas ou três semanas e depois um relaxamento”.

“O vírus não está sob controle no mundo, a situação é extremamente preocupante e nós, como sempre, precisamos fazer a nossa parte”, finaliza Daniel Beltrammi.


Relacionadas