TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Xeque-Mate

Leto Viana é ouvido sobre cartas-renúncia em audiência nesta quinta-feira (4)

​De acordo com a assessoria de imprensa do TJPB, Leto foi encaminhado à unidade judiciária no início desta manhã.

Por Redação Publicado em
Prisao Leto Viana
Foto: Arquivo/Vitor Feitosa / Portal T5

O ex-prefeito do município de Cabedelo, Leto Viana, será ouvido nesta quinta-feira (4) no Fórum Des. Júlio Aurélio Moreira Coutinho. O político investigado responderá sobre as cartas-renúncia divulgadas após o início da operação.

De acordo com a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), Leto foi encaminhado à unidade judiciária no início desta manhã.

No início desta semana, o TJPB divulgou que a próxima a audiência com os investigados da operação que investiga crimes de corrupção no município do Litoral Norte paraibano seria realizada na próxima terça-feira (9), no mesmo local.

+ Xeque-mate: "O ex-prefeito liderava a quadrilha", diz delator sobre Leto Viana

A audiência teve início na quinta-feira (27) e foi interrompida, depois da oitiva de cinco testemunhas do Ministério Público e 13 testemunhas da defesa. As demais testemunhas foram dispensadas, tanto pela acusação, quanto pela defesa. “Hoje, vamos ouvir, em um primeiro momento, os réus colaboradores. Na sequência, em sendo possível, pelo adiantado da hora e pelas circunstâncias que possam surgir, vamos colher os interrogatórios dos réus”, adiantou o juiz Henrique Jácome. Conforme o magistrado, mais cinco denúncias oferecidas pelo Ministério Público sobre a ‘Operação Xeque-Mate, já foram recebidas pela Justiça.

Lucas Santino da Silva, ao ser indagado pelos representantes do Ministério Público se ele fazia parte de uma organização criminosa, respondeu categoricamente que sim. “O ex-prefeito liderava essa quadrilha. Ele fazia um levantamento de quem poderia vencer como vereador e investia na campanha dessas pessoas, mas exigia a assinatura de uma carta denúncia, Assim, em caso de vitória, Leto Viana tinha o poder de barganha na Câmara dos Vereadores e na Prefeitura Municipal”, revelou Lucas Santino. Ele disse, ainda, que o investimento em algumas campanhas para vereador de Cabedelo ultrapassava a um milhão de reais.

Denúncia - Os acusados, segundo as denúncias, integravam uma organização criminosa no Município de Cabedelo que teria sido responsável por vários episódios criminosos, dentre eles a compra e venda do mandato do ex-prefeito José Maria de Lucena Filho (Luceninha) e a sua consequente renúncia ao cargo; irregularidades na Prefeitura e na Câmara de Vereadores, com contratação de servidores fantasmas; e esquema de recebimento de dinheiro desviado do salário dos servidores municipais.

Constam ainda nas acusações outras irregularidades, como o financiamento de campanha de vereadores; atos de corrupção envolvendo a avaliação, doação e permuta de terrenos pertencentes ao erário municipal, que beneficiava diversas empresas, bem como ações ilícitas para impedir a construção do Shopping Pátio Intermares, com a distribuição de valores ilícitos para vereadores, com atuação pessoal de Leto Viana.

Veja mais:

Jovem é esfaqueada por assaltante em parada de ônibus na Grande João Pessoa


Relacionadas