TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
SAÚDE

Entenda porquê fumantes têm mais riscos de desenvolver casos graves de coronavírus

Especialistas apontam que tabagismo tem relação com ‘desfechos desfavoráveis’ em casos de Covid-19

Por Redação Publicado em
Cigarro

Pessoas que costumam fumar cigarro, tabaco, maconha e outras substâncias podem ter a situação agravada caso sejam infectadas pelo novo coronavírus.

Pneumologista do Hospital do Coração (HCor), Fernando Didier, em entrevista ao G1, explicou que a maior preocupação é também com os hábitos deste grupo, como levar as mãos ao rosto e à boca, tocar em outras superfícies que podem estar contaminadas e não fazer a higiene adequada.

"Além disso, como há uma expiração forçada após uma inspiração profunda acredita-se que possa haver maior propagação de partículas virais, inclusive nas grandes 'nuvens' produzidas pelos vaporizadores", explica.

Presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Jose Miguel Chatkin afirma que o tabagismo tem relação com ‘desfechos desfavoráveis’ em casos de Covid-19.

“Os fumantes são mais vulneráveis a vírus respiratórios que os não fumantes, sendo o risco de infecção grave por Influenza duas vezes maior nos fumantes. Os quadros clínicos também são mais graves. Além disso, no surto pelo coronavírus MERS-CoV , de alguns anos atrás, os fumantes tiveram taxas de mortalidade maiores que os não fumantes. Como são vírus muito semelhantes, é possível que as consequências sejam muito similares”, ressaltou.

Veja mais:

Profissionais de saúde e de segurança fazem testes rápidos da Covid-19 na Paraíba

+ “Não foi uma medida correta”, diz João Azevêdo sobre reabertura do comércio em Campina Grande


Relacionadas