TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
prestação de contas

Em Live, João Azevedo fala sobre transparência e esclarece polêmica dos respiradores

Além disso, ele deixou claro que algumas vezes discussões são levantadas por questão de informação, mas outras vezes por questões políticas

Por Redação Publicado em
Joao azevedo live paraiba prestacao de contas
Foto: Reprodução/ YouTube

Em uma transmissão ao vivo, no início da noite deste domingo, o governador da Paraíba, João Azevedo, falou das investigações dos órgãos de controle sobre compras feitas nesse período de pandemia. Segundo ele, o Estado está sendo acompanhado e o mais transparente possível.

"Houve duas tentativas de compra de respiradores, através do consórcio Nordeste, uma na China e que não houve a entrega e ocorreu o cancelamento da compra, uma outra compra na Alemanha e também não houve entrega e houve o cancelamento da compra. Os respiradores que nós temos hoje são respiradores que nós conseguimos remanejar dentro da rede e inspiradores que nós consertamos. 70 respiradores recebemos do Ministério da Saúde, tanto respiradores de transporte, como respiradores de UTI. Não tem essa preocupação com relação a isso", informou.

João ressaltou que as transações do estado vão para o portal da transparência, o qual qualquer cidadão tem acesso. Além disso, ele falou sobre a criação de um comitê interno para tratar disso. Ele disse ainda que são ações como essa que colocam a Paraíba entre os 10 estados mais transparentes do país em relação aos gastos no período de pandemia.

Saiba mais sobre as quatro fases do plano para retomada das atividades econômicas na Paraíba

"Nós temos um site e todas as despesas são colocadas dentro daquele site e que é absolutamente transparente. Com relação à questão das medidas internas, nós criamos um comitê interno que é composto pela controladoria, pela secretaria da fazenda e pelos órgãos que fazem as compras para que cada compra, antes de ser finalizada, passe pela investigação. Com relação às empresas a secretaria da fazenda utiliza-se do seu cadastro para identificar isso, se essa empresa está formalmente legalizada, se não tem problema, se pode fornecer para o estado, para poder fechar a compra", disse.

O governador relembrou que o momento é de calamidade pública e que isso deve ser levado em consideração.

"Todas as medidas nós estamos tomando, entretanto, é importante entender que nós estamos no meio de uma calamidade, nós estamos tentando, muitas vezes, suprir uma deficiência rápida de um medicamento que falta, de um equipamento de EPI e que muitas vezes esse processo tem que ser feito por dispensa e é assim que nós vamos trabalhar, o foco é salvar vidas, as questões legais estão sendo tratados e os novos de controle estão à disposição, nós estamos à disposição para fornecer qualquer informação que for solicitada, não tem o menor problema com relação a isso, entretanto, o que nós quer queremos é, acima de tudo, manter o sistema funcionando", finalizou.

Entenda como funcionará sistema de bandeiras com parâmetros para flexibilização na PB

Ele deu mais detalhes sobre a questão da compra e manutenção dos respiradores para a criação de mais leitos no estado.

"Apesar do pedido, alguns respiradores não foram entregues, diante da alta demanda no mundo inteiro e nós trabalhamos com o ministério da saúde, que está fazendo o captação desses inspiradores que nós adquirimos lá no começo. Essa formação atual gestão do ministério da Saúde repassou para Paraíba os respiradores que nós estamos implementando. Além disso nós fizemos um trabalho muito grande e recuperar inspiradores que estavam aqui dentro do próprio Estado com problema de manutenção. Fizemos planejamento dentro da rede para que a gente pudesse disponibilizar o maior número de leitos possível para a população, porque isso é o que nos interessa, salvar vidas, e é isso que nós estamos fazendo", finalizou.

João ressaltou que um leito de UTI não é montado apenas com respiradores, mas com uma série de equipamentos. Além disso, ele deixou claro que algumas vezes discussões são levantadas por questão de informação, mas outras vezes por questões políticas e sua prioridade não é sua reeleição, mas salvar vidas.

"Muitas vezes as pessoas pensam que no leito de UTI é apenas o respirador, mas é um dos elementos para que a gente possa montar um leito. A discussão muitas vezes fica limitada, pequena, restrita. A questão dos respiradores talvez seja questão da informação, para outros, eu não tenho nenhuma, é para fazer com que o trabalho todo que está sendo feito pelo governo do estado não seja reconhecido publicamente. Mas eu tenho a consciência tranquila, eu não tenho a mínima preocupação com as eleições desse ano, não sou candidato, nem tenho preocupação com as eleições desse ano, nem tão pouco estou me preocupando com a minha reeleição, eu só tenho um objetivo da Paraíba, salvar vidas, é esse que me interessa", finalizou.

Leia também: Em Live, João Azevedo fala sobre transparência e esclarece polêmica dos respiradores

Siga o Instagram Facebook do Portal T5 e fique bem informado! 

Adicione o WhatsApp do Portal T5: (83) 9 9142-9330.


Relacionadas