TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
dispositivo intrauterino

DIU causa infertilidade? Especialista explica

Planos de saúde passaram a exigir consentimento conjugal para a mulher realizar o procedimento contraceptivo

Por Carlos Rocha Publicado em
DIU causa infertilidade? Especialista explica
DIU causa infertilidade? Especialista explica (Foto: Reprodução)

Na última semana, houve uma discussão polêmica sobre mulheres que desejam usar o DIU como método contraceptivo para engravidar. A notícia foi publicada essa semana pela Folha de São Paulo, que entrou em contato com algumas seguradoras. Muitos veículos publicaram que a prática é considerada como abusiva e ilegal, que fere a dignidade feminina. Algumas autoridades já tentam reverter a situação, como é o caso do Procon de São Paulo, que notificou onze operadores de planos de saúde e solicitou explicações.

Existem inúmeras dúvidas sobre o DIU. E uma das principais incertezas é se esse este método contraceptivo interfere de alguma forma na infertilidade. De acordo com a ginecologista Dra. Camila Ramos (@dracamilaramos), referência em reprodução humana e diretora da Clínica Médica Barra, o DIU não causa infertilidade, como laqueadura tubária, por exemplo.

Além disso, o método é um dos contraceptivos mais eficazes e seguros, pois não exige que a mulher tome medicação todos os dias, como as pílulas anticoncepcionais. “Prático e de longa duração, quem faz o uso do dispositivo e deseja engravidar, precisa apenas procurar o ginecologista para fazer a retirada e, consequentemente, a mulher já estará com o corpo pronto para uma gravidez no próximo ciclo menstrual”, completa a médica.


Relacionadas