TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Buraco no meio do caminho

Cratera abriu após rompimento de galeria em João Pessoa, diz prefeitura

Duas pessoas estavam em um veículo que foi tragado pelo buraco nessa sexta-feira (3).

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
Avenida Dom Pedro II, no sentido Centro/Bancários.
Avenida Dom Pedro II, no sentido Centro/Bancários. (Foto: Secom-PMJP/Divulgação)

A abertura de uma cratera na Avenida Dom Pedro II, em João Pessoa, foi causada pelo rompimento de uma galeria pluvial, segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Rubens Falcão. O acidente que levou ao desmoronamento de parte do asfalto fez um veículo com dois ocupantes ser tragado pelo buraco na tarde dessa sexta-feira (3).

O carro com as duas pessoas caiu no espaço com dimensões de oito metros de profundidade, dois metros e meio de largura e cinco metros de extensão. Os ocupantes do véiculo não tiveram graves ferimentos.

No trecho próximo ao Jardim Botânico o trânsito está suspenso pelos próximos dias. A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) iniciou procedimentos para o conserto e disse que deve concluir a obra em até dez dias.

“O que aconteceu foi um rompimento de uma caixa de transição na rede de galerias de águas pluviais. A caixa cedeu e tivemos esse rompimento. Graças a Deus não tivemos nenhuma vítima grave, foram apenas pequenas escoriações. Já estamos com toda a equipe mobilizada para recuperar, ou seja, fazer uma caixa nova para que possamos restabelecer a rede de drenagem e também o trânsito”, disse Rubens Falcão.

O diretor de manutenção da Seinfra, Rodrigo Pacheco, disse que um outro buraco foi identificado pelas equipes num trecho próximo onde aconteceu o incidente da Pedro II dentro da reserva florestal da Mata do Buraquinho. Ele explicou que nesse trecho também foram constatados problemas na tubulação de esgoto, e, por isso, a Cagepa já foi acionada para realizar os reparos. “Vimos que no local o material da tubulação de esgoto está adentrando na galeria pluvial, e para isso a Cagepa já foi acionada. Ainda é cedo para afirmarmos, mas esse buraco pode ter relação com a cratera que se abriu na Avenida Pedro II”, disse.

Sobre os danos ao veículo, a prefeitura disse que está à disposição do condutor para qualquer esclarecimento. O procurador-geral do Município, Bruno Nóbrega, informou que basta o proprietário entrar com pedido administrativo junto à Procuradoria do Município para ter o dano ressarcido.

+ Vídeo mostra momento em que cratera engole carro na Pedro II

Trânsito – Para garantir a segurança dos condutores, a Semob-JP realizou a interdição total da via nas proximidades do Jardim Botânico, promovendo dois pontos de desvio, por ao menos três dias. Nesse período, a via passará por uma análise técnica para saber da possibilidade de retomada do tráfego em parte das faixas. As alternativas de rota, durante o bloqueio, serão a Avenida Beira Rio em direção à BR-230 pelas alças ou pelo Altiplano, acessando pela Avenida João Cirilo os bairros da Zona Sul.

Para evitar pontos de congestionamento, a Semob-JP também liberou o trânsito para todos os veículos nas faixas exclusivas de ônibus nos dois sentidos da Avenida Dom Pedro II enquanto o problema não for solucionado.

Transporte público – Devido à interdição do trecho na Av. Dom Pedro II, as linhas de ônibus 301, 302, 303, 304 e 2300 estão sendo desviadas pela Avenida Beira Rio. Para os embarques que normalmente são feitos em frente ao Ibama, no sentido Centro/bairro, os passageiros precisarão se dirigir aos abrigos na frente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Veja mais:


Relacionadas