TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Segundo especialistas

Covid-19: conheça os sintomas raros da doença

Há registros de pacientes que tiveram manchas e erupções na pele

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
Lacen pb foto ses
(Foto: Divulgação/SES-PB)

Dados do Ministério da Saúde (MS) mostram que sintomas como alterações no paladar e no olfato, tosse, coriza, dores de cabeça e febre são comuns em pessoas infectadas pelo novo coronavírus e atingem 90% dos pacientes.

No entanto, há sintomas mais raros que podem "ajudar" na propagação do vírus, já que muitos indivíduos transitam em ambientes sem imaginar que são potenciais transmissores da doença.

"Comecei com a diarreia. No dia seguinte, eu tive uma ânsia de vômito. Os sintomas que eu tive foram coisas que eu não achava que eram sintomas da Covid", relatou Caio Capelini, estudante de direito. Ele só descobriu que estava com Covid-19 quatro dias depois de começar a se sentir mal, quando teve dor de cabeça.

As chamadas formas atípicas do novo coronavírus - ou sintomatologia não respiratória - afetam de 5 a 10% dos contaminados. Além de problemas gastrointestinais, existem outros sintomas mais graves, que podem resultar até em infarto e AVC.

Há registros de pacientes que tiveram manchas e erupções na pele, conjuntivite e sintomas semelhantes aos da dengue e da leptospirose, como dores por todo o corpo, perda de apetite e prostração.

Alexandre Naime, chefe do Departamento de Infectologia do Hospital das Clínicas da Universidade Estadual Paulista, explica que, mesmo se uma pessoa não apresentar as reações mais conhecidas, a infecção pelo coronavírus não deve ser descartada.

"Covid não é uma doença somente respiratória. Ela é, também, uma doença sistêmica que, tanto na forma leve quanto na forma grave, pode acometer o sistema gastrointestinal, o sistema neurológico, o sistema cardiovascular, e assim por diante", alertou Naime.

SBT News


Relacionadas