TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
ibope inteligência

Checamos: pesquisadores oferecem testes de Covid-19 em João Pessoa

Equipe faz parte de uma pesquisa do IBOPE Inteligência, em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Por Redação Publicado em
Pequisadores ibope geisel joao pessoa 01
Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Diversos moradores da capital paraibana relataram, através das redes sociais, que pessoas usando equipamentos de proteção estavam de porta em porta oferecendo testes rápidos da Covid-19, nesta quinta-feira (14). Isso levantou suspeita de algum tipo de golpe e a Polícia Militar recebeu algumas chamadas de moradores.

A polícia levantou inicialmente que os profissionais são de uma empresa de Pernambuco, a Nordeste Pesquisas, que foi contratada para realizar um estudo do IBOPE, em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).

Testes rápidos para Covid-19 vão ser feitos em sistema de 'Drive Thru' na Grande João Pessoa

Contatada, a Secretaria de Estado de Saúde (SES), afirmou que não tinha conhecimento da pesquisa, que tem financiamento do Ministério da Saúde. Isso acabou gerando a desconfiança das pessoas em relação aos aplicadores.

Segundo o IBOPE Inteligência, a pesquisa se chama: ‘Evolução da prevalência de infecção por Covid-19 no Brasil: Estudo de Base Populacional’. Em contato com o Portal T5, uma representante do instituto confirmou que João Pessoa era uma das cidades onde a pesquisa estava sendo aplicada.

Governador fala sobre uso da Cloroquina em Campina Grande: "Não é completamente eficaz"

A intenção é que esse estudo seja realizado em 133 cidades do país. Os pesquisadores devem visitar 99.750 casas para realizar testes rápidos para o vírus e também entrevistar os participantes.

Ainda segundo o IBOPE, a equipe da Universidade Federal de Pelotas consultou a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e recebeu autorização para realização do trabalho com entrevistadores devidamente treinados por um profissional da área de saúde.

Leia também: Governador da PB anuncia endurecimento nas medidas de isolamento para os próximos dias

Siga o Instagram Facebook do Portal T5 e fique bem informado! 

Adicione o WhatsApp do Portal T5: (83) 9 9142-9330.


Relacionadas