TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Fiscalização prévia não existe

Cabos e fios baixos em postes representam riscos de acidentes em João Pessoa

Nesta semana, dois acidentes deixaram vítimas na Grande João Pessoa

Por Redação Publicado em
Cabo soltos rua
Fios soltos em frente ao Hospital de Traumatologia e Ortopedia da Paraíba, em João Pessoa Foto: Reprodução/ABNT

De acordo com os padrões determinados pela norma NBR 15688 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a distância entre os fios de alta tensão e o solo em ruas e avenidas urbanas deve ser estabelecida de acordo com a tensão, entre 5,5 e 6 metros. Já para cabeamento de comunicação, a distância deve ser de 5 metros do solo.

Fios com defeitos ou instalações perigosas podem ser denunciados por consumidores à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), mas segundo o professor Gilvan Andrade, de Engenharia Elétrica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), não há um órgão que fiscalize previamente a instalação desses postes e altura dos fios para acidentes não ocorrerem. "É muito comum encontrar em vias públicas amontoados de fios e não há fiscalização. Cabos de telecomunicação junto com os de energia podem causar acidentes e descargas elétricas. Quem faz a própria revisão é a concessionária de energia elétrica, a própria Energisa se fiscaliza e não há nada na Legislação do Código de Posturas do Município de João Pessoa", disse ao Portal T5.

A reportagem entrou em contato com a Energisa, que disse "obedecer as normas da ABNT para instalação de postes, seguindo o que determina a Aneel, que é o órgão regulador". E sobre a manutenção dos cabos de telefonia, "cada empresa é responsável pela de seus fios".

Segundo a Prefeitura de João Pessoa, a administração tem apenas responsabilidade de iluminação pública e não fiscaliza a altura de instalação de fios e manutenção dos postes.

Altura determinada - Sobre o trânsito de veículos altos, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) sinaliza qualquer ponte ou viaduto que possua altura inferior a 4,5 metros dentro de João Pessoa, conforme o Conselho Nacional de Trânsito que determina 4,40 metros como a altura máxima de veículos nessas vias.

Compartilhamento da responsabilidade 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) abriram uma consulta pública para revisar as regras do compartilhamento de postes entre as empresas de energia e de telecomunicações. Segundo a Aneel, entre os motivos para a revisão do regulamento está a superlotação de postes mencionada pelo engenheiro entrevistado pela reportagem.

Consumidores que se sentirem prejudicados em relação a esse tipo de problema pode realizar reclamações à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Veja também:

Motociclista sofre descarga elétrica após caminhão romper cabos, na Zona Sul de JP


Relacionadas