TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
medicamento

Anvisa alerta que não há estudo conclusivo sobre eficácia da ivermectina contra Covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou alerta sobre o uso desse vermífugo, usado no tratamento de infestações por parasitas, como piolho e sarna.

Por Redação Publicado em
Imagem coronavirus
Foto: NIAID-RML/AP

Depois que vídeos e áudios circularam na internet falando que a ivermectina seria uma boa opção para o tratamento e prevenção da Covid-19, o medicamento começou a sumir das prateleiras de farmácias de todo o Brasil.

Problemas no aplicativo Caixa Tem? Veja como corrigir

Mas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou alerta sobre o uso desse vermífugo, usado no tratamento de infestações por parasitas, como piolho e sarna.

Segundo a Anvisa, não existem estudos conclusivos que comprovam a eficácia da ivermectina no tratamento do novo coronavírus. Portanto, não recomenda o uso para pessoas contaminadas ou como forma de prevenção à doença.

Ainda segundo a Anvisa, a medicação pode causar vários efeitos colaterais como náuseas, diarreia, diminuição da força física, dor abdominal, prisão de ventre, tonturas, sonolência, coceira, entre outros.

Veja como será o funcionamento do comércio na segunda-feira (13) em João Pessoa

A ivermectina tem registro na Anvisa desde 1999 para tratamento de vermes e piolhos. No momento, existem pelo menos 26 estudos ao redor do mundo sobre o seu uso no tratamento da Covid-19. Mas nenhum foi concluído. Aqui no Brasil, apenas a Universidade Federal de São Carlos analisa a eficácia da substância no combate ao coronavírus. A previsão é que esse estudo termine em julho de 2021.

Leia também:

Mega-sena acumula e pode pagar R$ 40 milhões neste sábado (11)

Caixa libera saques e transferências do Auxílio Emergencial para nascidos em junho aprovados no terceiro lote

Xand Avião e Wesley Safadão fazem lives neste sábado (11); veja programação completa

Dupla é detida com anotações de contabilidade do tráfico de drogas, em Bayeux

Informações da Agência Brasil 


Relacionadas