TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Retrospectiva

Paraíba brilhou com destaques no esporte em 2021

Nos campos, quadras e piscinas, a população do estado foi representada nas conquistas de atletas do Litoral ao Sertão.

Por Cristiano Sacramento Publicado em
Estádio Almeidão, em João Pessoa
Estádio Almeidão, em João Pessoa (Foto: Arquivo/Divulgação/Governo da Paraíba)

Um 2021 implacável a nomes paraibanos no esporte. Com destaque em diversas modalidades, estar no topo foi algo comum a bons talentos do estado. No ano marcado pela retomada das grandes competições – a exemplo dos jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio – a Paraíba se viu representada por seus talentos com bases do Litoral o Sertão.

Abaixo, o Portal T5 lista uma sequência de nomes com grandes desempenhos no futebol, atletismo, muay thai, parataekwondo e vôlei de praia. São conquistas que marcam a história do estado.

No futebol:

Hulk – O jogador brasileiro com melhor desempenho no futebol é o senhor Givanildo Vieira de Sousa. Aos 35 anos – e, por incrível que pareça, em um dos melhores momentos de sua forma física – foi contratado pelo Atlético-MG e fez história. Campeão Mineiro, da Copa do Brasil e Brasileiro, é ídolo da torcida atleticana. Mudou a dinâmica do futebol no país.

Hulk aguarda um novo filho com Camila Ângelo | Foto: Reprodução

Santos – Medalhista de ouro nas Olimpíadas de Tóquio com a seleção brasileira, é também campeão da Taça Sul-Americana. O paraibano de Cabaceiras viveu em Campina Grande até ganhar o mundo. Neste ano, foi convocado para a seleção principal durante a disputa das Eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar. É um dos melhores goleiros em atividade na América do Sul.

Goleiro Santos | Foto: Ascom / Athletico-PR

Matheus Cunha – Depois de um pré-olímpico de destaque, Matheus Cunha mudou de clube e hoje aponta no cenário mundial com um dos melhores jogadores da Europa. Com a camisa do Atlético de Madrid é figura certa na seleção brasileira principal. Foi fundamental durante a conquista do segundo ouro olímpico. Além do desempenho, é um dos atletas mais carismáticos do brasil. Paraibano de João Pessoa, Cunha não esquece as origens.

Matheus Cunha | Foto: Reprodução / CBF

Arthur Cabral – Jogador do Basel (SUI) – cujo pai, Hélio Cabral, é auxiliar técnico do Campinense Clube – é o artilheiro do futebol europeu na temporada. Aos 23 anos, já foi convocado para a seleção brasileira principal. Especula-se que seja anunciado no Barcelona – que vive uma crise. Arthur já marcou quase 30 vezes na temporada. Foi artilheiro da Copa do Nordeste de 2008, pelo Ceará, e tem passagem pelo Palmeiras também.

Arthur Cabral | Foto: Reprodução

No MMA:

Bruno Blindado - Implacável. No UFC, Bruno Blindado surge como uma potência em 2021. Em dezembro chegou a terceira vitória seguida em seis meses. No último dia 11 venceu por nocaute o americano Jordan Wright. Sertanejo, o Cajazeirense de 32 anos atua na categoria peso médio do Ultimate Fighting Championship. Em entrevista recente, prometeu seguir com a agressividade que lhe é peculiar no octógono.

Bruno Blindado | Foto: Reprodução / UFC

No Parataewondo:

Silvana Fernandes - Natural de São Bento e simplesmente campeã mundial da categoria este ano. Medalhista de bronze nas Paralimpíadas de Tóquio, aos 22 anos compete na categoria k44. De raízes sertanejas, vive em João Pessoa e lha para  o mundo. É a primeira paraibana a disputar uma edição dos jogos Paralímpicos. Destaque para a curta relação com a modalidade, que só lhe foi apresentada em 2018.

Silvana Fernandes | Foto: Divulgação

No atletismo:

Petrúcio Ferreira - O que era bom ficou melhor ainda em 2021 a esse fenômeno. Multimedalhista, Petrúcio foi bi-campeão paralímpico. Em Tóquio, ele venceu a prova dos 100 metros rasos da classe T47 (deficiência nos membros superiores). Além disso, ele também bateu o recorde paralímpico na prova com 10s53. Também conquistou o bronze nos 400m ainda no Japão. Aos 25 anos, ele é natural de São José de Brejo do Cruz, no Sertão.

Petrúcio Ferreira emocionado nas Paralimpíadas | Foto: Divulgação / CPB

Vôlei de praia:

Álvaro Filho - Após a eliminação nos jogos de Tóquio 2020, Álvaro desfez a dupla com Bruno. Ao lado de Evandro fez nova dupla que venceu a temporada no Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia. A conquista é a terceira nacional de Álvaro, que foi campeão com Saymon (2016/2017) e Ricardo (2018/2019), e o segundo de Evandro, vencedor com André em 2017/2018.

Álvaro Filho enquanto fazia dupla com Ricardo | Foto: Reprodução


Relacionadas